Gestão de Processos
Na modelagem de processos é realizado o estudo e desenho do fluxo de como funcionam as atividades de cada processo, facilitando o entendimento de como são realizadas, tanto para os colaboradores que já atuam, como para os novos, que chegam para compor a força de trabalho de um setor. Todo trabalho realizado é norteado por documentos, informações, normas em vigor e a ferramenta BiZagi.
Após todo o estudo e mapeamento do fluxo das atividades, visando a melhoria dos processos internos, é gerado um mapa (desenho) e um manual, que são artefatos necessários para atingir o desenvolvimento da gestão de processos, um dos objetivos estratégicos da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, consequentemente, ajudando a atingir o aperfeiçoamento gerencial e técnico, promover as soluções mais efetivas e aprimorar a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, que são objetivos estratégicos da Secretaria de TIC da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, para o período de 2016/2020.
Em 2018, após uma auditoria do Conselho Nacional de Justiça, em observação ao relatório elaborado pelo Controle Interno do TRE/RN, foi verificada a necessidade de incluir novos processos para atender a exigência da Resolução nº 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça (ENTIC - JUD 2015/2020), como também, fazer uma revisão do Catálogo de Processos vigente na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE/RN, devido as novas atividades identificadas.
Além disso, em conformidade com os termos da Portaria nº 179/2018 – GP, de 03 de agosto de 2018, publicada no DJE de 08 de agosto de 2018, que definiu a nova cadeia de valor da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, foram agrupados os processos internos da STIC entre os Macroprocessos Finalísticos (F), Gerenciamento e Governança (GG) e Suporte (S), como também, classificados conforme suas atividades e objetivos, entre processos e subprocessos, como dispostos abaixo.
I - Macroprocessos Finalísticos (F)
1. Processo Eleitoral (ELE)
1.1 Planejamento e Avaliação
1.2 Preparação das Eleições
1.3 Comunicação
1.4 Votação e Auditoria
2. Gestão do Cadastro de Eleitoral (CADE)
2.1 Revisão do Eleitorado
2.2 Manutenção do Cadastro Eleitoral
II - Macroprocessos de Gerenciamento e Governança (GG)
1. Gestão Estratégica (GE)
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Administração Sistêmica
2. Governança (G)
2.1 Governança de TIC
III - Macroprocessos de Suporte (S):
1. Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC)
1.1 Gerenciamento de Serviços de TIC
1.2 Gerenciamento do Desenvolvimento de Soluções
1.3 Gerenciamento da Disponibilidade da Capacidade
1.4 Gerenciamento da Continuidade
1.5 Gerenciamento da Segurança de TIC
Vejam os processos já modelados pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RN, agrupados por Macroprocessos: Finalísticos, Governança e Gestão e Suporte.
Controle de Versão |
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I - Macroprocessos Finalísticos
São processos de trabalho que geram os produtos ou serviços entregues ou percebidos pelos clientes externos, essenciais à existência da organização, e recebem apoio de outros processos internos.
1. Processo Eleitoral (ELE)
São processos que objetiva realizar a missão constitucional conferida à Justiça Eleitoral com transparência, segurança, eficácia e confiabilidade, distribuídos entre os seguintes subprocessos:
1.1 - Preparação das Eleições
Processos | Gestor | Portaria GP (Formato PDF) | Manual (Formato PDF) | Fluxo (Formato PDF) |
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1.Planejamento da logística de TIC nas eleições ordinárias |
STIC |
- |
||
2.Atividades da SSAE nos Simulados |
COTEL/STIC |
- |
||
3.Atividades da SSAE no Rezoneamento |
COTEL/STIC |
- |
||
4.Manutenção Corretiva de Urna Eletrônica no Período Eleitoral |
COTEL/STIC | - |
1.2 - Comunicação
Processos | Gestor | Portaria GP (Formato PDF) | Manual (Formato PDF) | Fluxo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Informações e Estatísticas Eleitorais |
COTEL/STIC |
- |
1.3 - Votação e Auditoria
Processos | Gestor | Portaria GP (Formato PDF) | Manual (Formato PDF) | Fluxo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Suporte aos Sistemas Eleitorais | COTEL/STIC |
- |
Modelo | |
2.Suporte às Eleições Suplementares | COTEL/STIC |
- |
Modelo |
2. Gestão do Cadastro Eleitoral (GCADE)
2.1 - Revisão do Eleitorado
II - Macroprocessos de Gerenciamento e Governança
São processos de trabalho que orientam a Alta Administração no processo de tomada de decisão, capazes de promover a formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e a consecução das metas institucionais.
1.Gestão Estratégica
São os processos relacionados às iniciativas estratégicas, desdobradas em ações e projetos de curto, médio e longo prazo, monitorados e revisados continuamente, estando subdividido em:
1.1 Gestão Estratégica de TIC (GETIC)
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) |
Modelo (Formato PDF) |
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1.Elaboração do Plano Diretivo de TIC (PDTIC) |
STIC |
|||
2.Elaboração e Gestão do Plano de Contratação de TIC |
STIC |
|||
3.Elaboração do Plano de Capacitação de TIC |
STIC |
1.2 - Gestão Administrativa Sistêmica
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) |
Fluxo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Mensuração do desempenho de TIC |
STIC |
2.Governança
2.1 Governança de TIC
III - Macroprocessos de Suporte
São os processos que suportam e habilitam outros processos, viabilizando o funcionamento coordenado e integrado da organização, e que embora gerem resultados imperceptíveis ao público externo, são essenciais à gestão efetiva do negócio.
1. Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC)
São processos relacionados ao gerenciamento dos serviços de TIC por meio da adoção das práticas preconizadas pelos guias internacionais COBIT e ITIL, com foco na satisfação do usuário e na melhoria dos processos internos de trabalho, visando a assegurar a evolução do desempenho da instituição, dividido nas seguintes categorias:
1.1 - Gerenciamento de Serviços de TIC
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) |
Modelo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Manutenção preventiva de urnas eletrônicas |
COTEL/STIC |
- | Manual | Modelo |
2.Manutenção corretiva de urnas eletrônicas | COTEL/STIC | - | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
3.Suporte às Eleições Comunitárias | COTEL/STIC | - | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
4.Recebimento e Aceite de Urnas Eletrônicas | COTEL/STIC | - | Manual v. 2.1 | Modelo v. 2.1 |
5.Suporte Técnico em Eventos Internos e Externos | COINF/STIC | 183/2019 | ||
6.Manutenção Corretiva de Equipamentos de Informática | COINF/STIC | 183/2019 | ||
7.Gerenciamento dos Sítios Eletrônicos | COSIS/STIC | - | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
8.Suporte na Publicação de Conteúdo nos Sítios Eletrônicos | COSIS/STIC | - | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
9.Manutenção Preventiva de Equipamentos de Informática | COINF/STIC | 183/2019 | ||
10.Gerenciamento da Central de Serviços de TIC | COINF/STIC | 200/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
11.Gerenciamento de incidentes de TIC | COINF/STIC | 194/2019 | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
12.Gerenciamento de Requisições de Serviços de TIC | COINF/STIC | 196/2019 | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
13.Controle de Licença de Software | COINF/STIC | 183/2019 | ||
14.Gerenciamento da Rede de Comunicação de Dados |
COINF/STIC | 183/2019 | ||
15.Gerenciamento da Base de Usuários |
COINF/STIC | 183/2019 | ||
16.Gerenciamento da Base de Conhecimento | COINF/STIC | 183/2019 | ||
17.Gerenciamento de Mudanças de TIC | COINF/STIC | |||
18.Gerenciamento de Problemas de TIC | COINF/STIC | 192/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
19.Gerenciamento dos Acordos de Nível de Serviços Essenciais de TIC |
COINF/STIC | 191/2019 | ||
20.Gerenciamento de Capacidade de TIC | COINF/STIC | 188/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
21.Monitoramento e Aferição periódica dos acordos de níveis de serviços essenciais de TIC para o órgão |
COINF/STIC | 191/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
22.Gerenciamento de Cópias de Segurança (backup) e de Restauração de Dados |
COINF/STIC | 183/2019 | ||
23.Gerenciamento de Eventos de TIC | COINF/STIC | 183/2019 | ||
24.Gerenciamento da Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC |
COINF/STIC | |||
25.Gerenciamento de Controle de Acesso Lógico | COINF/STIC | 189/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
26.Gerenciamento de Configuração e Ativos de TIC | COINF/STIC | 195/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
27.Gerenciamento de Disponibilidade de TIC | COINF/STIC | 198/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
28. Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC | COINF/STIC | 190/2019 | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
1.2 - Gerenciamento do Desenvolvimento de Soluções
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) |
Modelo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Solicitação de Demandas de Sistemas | COSIS/STIC | |||
2.Gerenciamento de Solução de Software (Ciclo de Vida) |
COSIS/STIC | |||
3.Gerenciamento de Escopo e Requisitos | COSIS/STIC | |||
4.Desenvolvimento de Software | COSIS/STIC | |||
5.Implantação de Sistemas Externos | COSIS/STIC | 187/2019 | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
6.Implantação de Sistemas Internos | COSIS/STIC | 187/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
7.Gerenciamento de Arquitetura de Software | COSIS/STIC | |||
8.Sustentação de Sistemas | COSIS/STIC | 187/2019 | Manual v. 2.0 | Modelo v. 2.0 |
1.3 - Gerenciamento da Continuidade
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) | Modelo (Formato PDF) |
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1.Administração de Banco de Dados | COSIS/STIC | - | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
2.Gerenciamento de Catálogo de Serviços | COINF/STIC | 190/2019 | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |
1.4 - Gerenciamento da Segurança de TIC
Processos | Gestor | Portaria GP | Manual (Formato PDF) | Modelo (Formato PDF) |
---|---|---|---|---|
1.Gestão de Riscos de TIC | STIC | - | Manual v. 1.0 | Modelo v. 1.0 |