Sétima edição do TRE em Movimento já em circulação

Sétima edição do TRE em Movimento se encontra em circulação

Foi lançada a sétima edição do TRE em Movimento, iniciativa de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em parceria com SETURN e CBTU. O projeto consiste na produção de informativos sobre a Justiça Eleitoral divulgados em espaços de grande circulação de pessoas, como ônibus, estações de trem, unidades de saúde e escolas.

Nesta 7ª Edição, os eleitores estão sendo informados sobre a importância do mesário no processo eleitoral e os benefícios que existem a quem exerce esta função. Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que compõem as mesas receptoras de votos no dia das eleições, realizando todos os trâmites na seção eleitoral para que tudo ocorra de forma organizada, segura e transparente.

São atribuições dos mesários: receber os eleitores, conferir os documentos apresentados, liberar as urnas para votação, entre outras atividades. Mas muita gente não sabe as vantagens que existem ao se trabalhar nas eleições.

O eleitor que atua como mesário recebe auxílio-alimentação para o dia da eleição e tem direito a dois dias de dispensa do serviço público ou privado por cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral (em trabalho ou treinamento), sem prejuízo de salário ou qualquer outro benefício.

O certificado comprobatório dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, emitido a partir de solicitação, pode ser incluído em currículo profissional e utilizado como critério de desempate em concurso público, desde que estabelecidoem edital. Ashoras trabalhadas são contabilizadas como hora/aula extracurricular para estudantes das Instituições de Ensino Superior conveniadas ao TRE-RN.

Outra vantagem é a isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos promovidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Lei nº 9643/2012) e pelas Prefeituras de Natal (Lei nº 6336/2012) e Parnamirim (Lei nº 1687/2014).

Desde 2004 existe o Programa Mesário Voluntário e com isso a Justiça Eleitoral vem desenvolvendo ações para garantir a participação popular no processo eleitoral. Para ser mesário, basta ser eleitor maior de 18 anos e estar em situação eleitoral regular. Os interessados devem comparecer à Zona Eleitoral indicada no título e se inscrever no Programa ou preencher o formulário de pré-inscrição no site do TRE-RN (http://www.tre-rn.jus.br).

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido