“Eleitor do Futuro”: EJE participa de cerimônia de diplomação de líderes de turma

Escola Judiciária Eleitoral é parceira de escolas na formação de jovens eleitores

Escola Judiciária Eleitoral do RN é parceira de escolas na formação de jovens eleitores

Na tarde da última quarta(08), foram diplomados 114 alunos do Colégio CEI, unidades Romualdo Galvão e Roberto Freire, dentro do Projeto Eleitor do Futuro. Os jovens foram escolhidos pelos colegas para serem representantes em suas escolas como líderes de sala e do grêmio estudantil. Há alguns anos, o Colégio e a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJE) são parceiras nesse projeto de formação de liderança cidadã. 

Durante o processo, os alunos participam de palestras ministradas pela EJE, que discutem cidadania, liderança, importância do voto, o voto feminino e as oportunidades de escolha, além disso, há treinamento para os mesários e a Justiça Eleitoral também realiza as eleições com uso de urnas eletrônicas. “É muito importante que a Justiça Eleitoral esteja presente nas escolas apresentando a democracia de uma forma prática para os jovens, para quando se tornarem adultos, possam entender esse processo com racionalidade e naturalidade”, explicou o chefe de gabinete, Solon Almeida. 

As ações fazem parte do Projeto “Eleitor do Futuro”, desenvolvido em várias escolas do RN, e permite que crianças e adolescentes conheçam desde cedo o que é democracia, a importância da liderança, do voto popular e da confiança no processo eleitoral, mediante o contato direto com as urnas eletrônicas.

Durante a cerimônia de diplomação estiveram presentes o chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida Netto, a diretora da unidade Romualdo Galvão, Cristine Rosado, a diretora da unidade Roberto Freire, Flávia Nóbrega, representantes do núcleo de psicologia escolar, representantes do grêmio estudantil, os líderes eleitos e alguns pais. 

Na solenidade, as diretoras das escolas e as representantes dos grêmios discursaram sobre as responsabilidades dos líderes e gremistas e os aprendizados com as lideranças. E citaram atribuições importantes para os novos eleitos, como organização de eventos, mediação de conflitos, reuniões de planejamento, organização financeira e intermediação aluno-escola. 

Todos os líderes de sala do ensino fundamental e do ensino médio, além dos membros dos grêmios estudantis Ayrton Senna da Silva (CEI Romualdo Galvão) e Malala (CEI Roberto Freire) receberam seus certificados de eleitos para os respectivos cargos, entregues pela escola.“O intuito desse projeto de liderança é dar voz aos nossos alunos e trazer toda essa reflexão sobre o processo democrático”, comentou a psicóloga da unidade Roberto Freire, Camila Toscano. 

Projeto Eleitor do Futuro

O Projeto Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática. O propósito é o de inserir a temática eleitoral e cidadã no âmbito escolar. 

Diante disso, o TRE-RN promove o empréstimo de urnas eletrônicas para as escolas com o objetivo de tornar a experiência o mais próximo possível da realidade de uma eleição municipal/federal. Sobre a experiência com as urnas, os alunos destacam o interesse em fazer o alistamento eleitoral quando completarem 16 anos. “Meu contato com as urnas eletrônicas foi muito bom, eu achei super fácil e quando eu tiver 16 anos eu pretendo me alistar para votar nas eleições”, afirmou Beatriz Santos Queiroga, aluna do 6º ano da unidade Romualdo Galvão. 

Eleitores do Presente

O aluno Théo Rêgo, de 16 anos, faz parte do grêmio estudantil e votou nas eleições escolares. Théo também já fez seu alistamento eleitoral e comentou sobre as suas expectativas de exercer o seu direito ao voto pela primeira vez nas eleições municipais deste ano: “Será um momento muito especial para mim, votar pela primeira vez, exercer a cidadania e espero que a partir desse momento eu possa crescer como cidadão, exercendo esse papel tão importante na sociedade”. 

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