TRE-RN participará do 1º simulado nacional de urnas eletrônicas com foco em hardware

TRE-RN participará do 1º simulado nacional de urnas eletrônicas com foco em hardware

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte participará, juntamente com os demais Regionais do País, do 1º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com Foco em Hardware, cuja votação ocorrerá no período de01 a04 de dezembro do ano em curso, visando às Eleições de 2016.

O evento será realizado de forma centralizada, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e consiste em simular uma eleição e realizar os seguintes procedimentos: testes exaustivos nas urnas eletrônicas, geração de mídias, carga de aplicativos, votação, transmissão e totalização, com a finalidade de detectar e informar ao TSE, via sistema, possíveis defeitos/inconsistências apresentados pelas urnas eletrônicas durante todas as etapas do processo.

Serão utilizadas 350 (trezentas e cinqüenta) urnas eletrônicas (de todos os modelos) de seção e 35 (trinta e cinco) de contingência, totalizando 385 (trezentas e oitenta e cinco).

A organização e o controle do Simulado é de responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), através da Coordenadoria de Logística de Eleições (CLE/STIC) e suas unidades SUE/CLE/STIC e SSAE/CLE/STIC, e contará com a colaboração de alguns servidores das Zonas Eleitorais da Capital e da Secretaria do TRE/RN.

O plano de ação do evento foi elaborado pela SSAE/CLE/STIC, com a participação da CLE/STIC e da SUE/STIC, e submetido à Diretoria-Geral que o aprovou e está sendo executado. Desta forma, já foram realizados os testes exaustivos nas 385 (trezentas e oitenta e cinco) urnas eletrônicas, a instalação dos sistemas SIS, Transportador, GEDAI-UE e visualizador de Log, bem como, o cadastramento e replicação para o TSE das digitais dos servidores que atuarão na fase de votação. Hoje estão sendo geradas as mídias e no dia 30 de novembro (segunda-feira) será realizada a carga de aplicativos.

No período de01 a04 de dezembro do corrente ano serão realizadas as votações, no horário das 8h às 17h, de modo que, em cada dia, tenhamos, no mínimo, 50 votos e 03(três) testadores diferentes em cada uma das 350 (trezentas e cinqüenta) urnas eletrônicas de seção disponíveis para o evento, totalizando 17.500 (dezessete mil e quinhentos) votos nos quatro dias de votação.

Ultimada a votação, após as 17h do dia 04.12.2015, haverá a transmissão dos boletins de urna (BU’s) e a totalização, finalizando com o registro das ocorrências no sistema SOS (Sistema de ocorrências para Simulado de Hardware).

 

Fonte: STIC

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido