TRE-RN participará do 6º simulado nacional de urnas eletrônicas com foco em hardware como preparação para as Eleições 2020

O evento ocorre no período de 03 a 07 de junho

TRE-RN participará do 6º simulado nacional de urnas eletrônicas com foco em hardware como prepar...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) participará, juntamente com os demais Regionais do País, do 6º Simulado Nacional de Hardware, que ocorrerá no período de 03 a 07 de junho e contará com as etapas de preparação de urnas, votação e contingências, com foco nas Eleições 2020. Os preparativos preliminares para esse evento já estão ocorrendo desde 13 de maio.

O evento será realizado de forma descentralizada, com a participação de todas as 60 (sessenta) Zonas Eleitorais do Estado, e consiste em simular uma Consulta Popular Federal, com a realização dos procedimentos com urnas eletrônicas e sistemas eleitorais, de modo a reproduzir o seu uso em uma eleição oficial, tais como geração de mídias, carga de aplicativos, votação, contingências, transmissão de boletim de urna, tratamento de pendências, recuperação de dados (RED) e sistema de apuração (SA).

O Simulado tem a finalidade de identificar e informar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), via sistema SOS (Sistema para ocorrências de Simulado), possíveis defeitos/inconsistências apresentados pelas urnas eletrônicas durante as etapas do processo, a fim de possibilitar a análise e solução em tempo hábil, antes do pleito de 2020. Além disso, é uma maneira de reciclar os servidores envolvidos, oportunizando-os exercitar o conhecimento sobre os procedimentos com urnas e sistemas eleitorais que serão executados no pleito de 2020.

O TSE exige a utilização de pelo menos 350 urnas eletrônicas, ou seja, em torno de 4% do parque de urnas eletrônicas disposto por este Regional. No entanto, o TRE-RN optou por usar o quantitativo de 780 urnas, número que corresponde a 8% do total de urnas no âmbito potiguar.

O planejamento, organização, controle e suporte do Simulado é de responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), através da Coordenadoria de Logística de Eleições (CLE/STIC) e suas unidades (Seção de Sistemas e Apoio às Eleições – SSAE e Seção de Urna Eletrônica – SUE). O plano de ação do evento foi submetido à Presidência desse Regional, que o aprovou às fls. 58 do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) nº. 4137/2019, e está sendo executado.

Cronograma do 6º simulado nacional de urnas eletrônicas

A geração das mídias e a carga de aplicativos nas urnas eletrônicas serão realizadas pelos servidores de todas as 60 zonas eleitorais do Estado de acordo com o seguinte cronograma:

  • 03 de junho de 2019: Grupo I – ZE’s 1 a 32
  • 04 de junho de 2019: Grupo II – ZE’s 33 a 69

No dia 05 de junho ocorrerão as votações em todas as Zonas Eleitorais, no horário das 8h às 17h.

Por fim, haverá a recuperação de dados, mediante o uso do sistema RED, a transmissão dos boletins de urna (BU’s), o uso do sistema de apuração (SA) e o tratamento de eventuais pendências, finalizando com o registro das ocorrências identificadas durante todo o processo no sistema SOS (Sistema de ocorrências para Simulado), nos seguintes dias:

  • 06 de junho de 2019: Grupo I – ZE’s 1 a 32
  • 07 de junho de 2019: Grupo II – ZE’s 33 a 69

Quanto aos preparativos preliminares para o evento, já foram executadas as seguintes etapas: remessa de urnas eletrônicas às Zonas Eleitorais (de 13 a 17 de maio); repasse de autorizações dos sistemas para as Zonas (06 a 15 de maio), atualização dos sistemas a serem utilizados no simulado (06 a 10 de maio), cadastramento das digitais dos servidores (testadores) que atuarão na fase de votação (06 a 10 de maio) e disponibilização dos roteiros (02 a 20 de maio).

Até a data do evento, está previsto que nos dias 23 e 24 de maio será realizado, na Sala da Seção de Sistemas e Apoio às Eleições, localizada na sede do TRE-RN, um pré-simulado com os servidores que atuarão no suporte ao evento.

Últimas notícias postadas

Recentes