Entidades estudantis e TRE-RN juntos na campanha de conscientização eleitoral

Representantes das entidades estudantis foram recebidos pelo presidente Glauber Rêgo

Representantes das entidades estudantis APES (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas), UEE (União Estadual de Estudantes) e UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) estiveram no TRE-RN nesta quarta-feira (5) para discutir a campanha de conscientização eleitoral "Se Liga, 16!". O objetivo é incentivar os jovens estudantes a tirar o título de eleitor e ter uma melhor compreensão da importância do exercício da cidadania e do direito de voto.


Em reunião com o presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, foi definida a realização de ações de cidadania ,com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN, para desenvolvimento de campanha educativa em cinco escolas de Natal (RN). A prioridade será para as escolas mais afastadas dos cartórios eleitorais. “Queremos aproximar os serviços da Justiça Eleitoral dos milhares de estudantes que ainda não possuem o título e que irão votar pela primeira vez. Além da emissão do documento, iremos aproveitar a parceria com as entidades para trabalhar a conscientização dos jovens e o papel de cada um no processo democrático”, disse o presidente Glauber Rêgo.


Os representantes estudantis ficaram bastante satisfeitos com a recepção no Tribunal para discussão e construção da campanha. Lauanda Pedrita, presidente da APES, complementou: "ficamos surpresos com o TRE-RN já ter um projeto pronto, o que mostra ainda mais o interesse que possue em fazer esse debate e agregar os jovens aos espaços de cidadania".

O planejamento dos locais que receberão os serviços da Justiça Eleitoral será elaborado pelos representantes das entidades estudantis. A Escola Judiciária Eleitoral irá realizar palestras com enfoque na cidadania e conscientização do voto. A Secretaria de Tecnologia da Informação irá instalar kits para cadastramento do jovem eleitor nas próprias escolas, facilitando o acesso dos estudantes.

A campanha "Se Liga, 16!" é uma campanha estudantil nacional existente desde 1988. A intenção é estimular os jovens ao alistamento na Justiça Eleitorall e uma maior participação política por meio destes.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido