TRE-RN inicia atividades para efetivar o funcionamento do LIODS

O planejamento de ações que objetivem impulsionar o LIODS-TRE-RN é uma das iniciativas prioritárias da gestão do biênio 2020-2022

LIODS TRE-RN

O TRE-RN participou, no último dia 05 de abril, do primeiro encontro dos integrantes do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (LIODS-JE). Instituído pela Portaria TSE nº 747/2020, O LIODS-JE tem por objetivo a melhoria contínua e a eficiência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral aos eleitores e jurisdicionados, aos candidatos e aos partidos, por meio da cooperação e do compartilhamento do conhecimento institucional, de modo a impulsionar projetos de inovação que promovam a gestão dos dados judiciais e administrativos da Agenda 2030, a elaboração e implementação de soluções conjuntas voltadas à simplificação de processos e procedimentos de atendimento ao usuário, além do desenvolvimento de ações institucionais que contribuam para os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O planejamento de ações que objetivem impulsionar o LIODS-TRE-RN é uma das iniciativas prioritárias da gestão do biênio 2020-2022 e, nesse sentido, a participação do órgão no grupo nacional é fundamental para nivelar conhecimentos e possibilitar a aprendizagem das metodologias diferenciadas que vêm sendo adotadas pelos TREs mais amadurecidos no desenvolvimento de seus laboratórios de inovação, a fim de possibilitar a condução dos trabalhos do LIODS institucional de forma sincronizada com toda a Justiça Eleitoral.

Integram o LIODS-JE, como representantes do TRE-RN, os servidores Maria Ruth Hollanda, assessora de apoio à governança e gestão estratégica da Presidência; Welika Welkovich, responsável pelo Escritório de Projetos e Apoio à Governança/AGE; e Osmar Fernandes, coordenador de sistemas corporativos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições.

No âmbito do TRE-RN, em 2018 o órgão passou a figurar entre os pioneiros no Judiciário na destinação de um espaço exclusivo voltado à inovação, com a inauguração formal do Laboratório de Inovação localizado no mezanino do 2º andar do Tribunal. Contudo, somente em 2019, a partir da adesão do Poder Judiciário à Agenda 2030, que foi instituído o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do TRE-RN, pela Portaria nº 31/2020-GP, nos moldes preconizados pelo Conselho Nacional de Justiça.

O tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi introduzido na pauta de discussões do Judiciário para a definição das Metas Nacionais de 2020, culminando na aprovação da Meta 9, especificando como fim a realização de ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos ODS da Agenda 2030 pelas Justiças Estadual, Federal, do Trabalho e Militar da União e dos Estados, além do STJ. Ao final do ano de 2020, a Meta Nacional 9 foi novamente aprovada para ser continuada em 2021, desta vez estendendo a sua aplicabilidade também à Justiça Eleitoral, que deverá atuar com foco no fomento à participação feminina no processo eleitoral.


Em alusão ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril, a AGE/PRES apresenta a logomarca do LIODS-TRE/RN e convida aqueles que tenham interesse em saber mais sobre o tema no Poder Judiciário a acessar o portal LIODS CNJ (https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/agenda-2030/liods-cnj-laboratorio-de-inovacao-inteligenica-e-ods/)

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido