Servidores do TRE-RN participam de evento em Brasília promovido pelo TCU

Servidores do TRE-RN participam de evento em Brasília promovido pelo TCU

Servidores do TRE-RN partipam de evento em Brasília promovido pelo TCU

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estiveram presentes, no dia 12 de setembro de 2017, no Instituto Szerdello Correia, em Brasília, para partipar do "Diálogo Público – Tecnologia da Informação: Como gerar resultados transformadores?", evento promovido  pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro teve por objetivo trocar informações e conhecimentos com a sociedade, o Congresso Nacional e os gestores.

Representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), participaram desse encontro os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Maria Teresa Farache Porto e Wellington de Souza, lotados, respectivamente , no Gabinete e Apoio à Planejamento e Gestão e na Seção de Banco de Dados e Sistemas.

Na oportunidade, foram realizados os seguintes painéis: Governo Digital, Transparência e Combate à Fraude e à Corrupção, Governança e Gestão de TI e Contratações de TI.

O tema do evento teve por finalidade provocar os órgãos públicos para a imediata promoção da transformação digital, na intenção de entregar resultados cada vez mais eficientes para a sociedade. Em outras palavras, “fazer coisas diferentes e efetivas de forma muito mais célere para atender às necessidades do cidadão”, como bem reforçou Wesley Valz, um dos painelistas.

Esse aprimoramento do serviço público exige da Tecnologia da Informação um olhar prioritário sobre  as ações e projetos que tenham por foco o cidadão, observando, inclusive, o que o TCU vem fomentado diante do cenário econômico atual,  a cooperação/ integração entre os órgãos públicos, o compartilhamento de informações e estruturas, em consonância com o já tão conhecido jargão: "fazer mais com menos".

No Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção foram apontados alguns controles preventivos e, ainda, ressaltou-se a ideia da abertura de dados na Administração Pública, como forma de prover a transparência e melhorar a gestão pública, permitindo que a sociedade avalie as ações e decisões do governo.

Foi divulgado o resultado do Levantamento de Governança de TI, no qual o TCU pode demonstrar o balanço de dez anos de avaliação, sendo possível detectar um maior envolvimento da alta administração, a migração das organizações de um nível baixo para um nível intermediário, a evolução na formalização e atuação dos Comitês de TI e nas Políticas de Segurança da Informação, além de outros avanços.

Outros pontos levantados na apresentação poderão ser consultados em relatórios publicados no endereço https://auditoria.cgu.gov.br

Todo o material do evento está disponível no endereço portal.tcu.gov.br/dialogo-publico/<http://portal.tcu.gov.br/dialogo-publico/> .

 



ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido