Lançada a semente da democracia

O lançamento do projeto "Plante a Democracia" ocorreu nesta sexta-feira (04), no Fórum Eleitoral de Natal

Lançada a semente da democracia 1

O projeto Plante a Democracia foi lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta sexta-feira, 4 de outubro, data em que se comemora o Dia da Natureza e que marca a contagem regressiva para as Eleições Municipais 2020. A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral do RN e tem o objetivo de reforçar no cidadão a participação no processo democrático alinhado com a valorização do meio ambiente. A Prefeitura Municipal de Natal, através do Planta Natal, entrou como parceira e, nessa primeira etapa, doou 150 mudas de árvores para viabilizar o plantio no Fórum Eleitoral e nos cinco maiores locais de votação de Natal. Até o final da ação, a meta é mais 150sejam doadas. Todos os detalhes podem ser conferidos no hotsite: www.planteademocracia.tre-rn.jus.br/

“Nossa ideia é chamar o eleitor para participar do processo democrático. Estamos hoje a um ano das Eleições 2020, então escolhemos a temática ambiental para reforçar a ideia de que o voto é a semente da democracia. Contamos com o apoio da Prefeitura, através do Planta Natal, e juntos vamos arborizar nossa cidade e divulgar a democracia. Árvores frutíferas serão distribuídas àquele eleitor que vier ao Fórum em busca dos serviços eleitorais. Hoje plantamos aqui uma muda de Craibeira, também conhecida como Pau-d'Arco ou Ipê Amarelo, e, por cinco semanas, estaremos dando continuidade à parceria através do plantio nas cinco zonas da capital”, explicou o presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo”.

A Diretora da Escola Judiciária do TRE-RN, Érika Paiva, explicou a importância da iniciativa. “A EJE-RN tem um eixo voltado para a cidadania. Então a melhor forma de estimular a formação cidadã é juntando democracia com sustentabilidade. Estamos a um ano da eleição municipal e, por isso, para despertar a consciência da necessidade de participar do processo democrático, juntamos as duas ideias para, a partir do plantio das mudas, plantar também a semente da democracia”, reforçou a diretora.

Mudas de árvore frutífera também foram doadas para quem compareceu nesta sexta-feira (4) a algum dos Cartórios Eleitorais da capital visando ao alistamento ou revisão de dados. Um exemplo foi o eleitor Roberto Cavalcanti, funcionário público aposentado, que procurou os serviços da Justiça Eleitoral e, de brinde, ganhou uma muda de tamarindo. “Muito bacana essa iniciativa do TRE-RN. Gosto muito de cultivar plantas no quintal da minha residência e fiquei muito feliz em receber mais uma muda para cuidar”, comentou. Junto à muda doada, o eleitor recebeu informações de como cuidar da árvore, fazendo-lhe lembrar que o cuidado com o meio ambiente também é exercício de cidadania.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também prestigiou o evento e ressaltou a alegria com a parceria. “É muito importante quando outras instituições participam, se agregam, ajudam, colaboram com o nosso projeto de plantar 20 mil árvores em Natal. De forma louvável o TRE-RN nos procurou para darmos as mãos e cumprimos juntos essa meta. Agradecemos a possibilidade de contar, a partir de agora, com a Justiça Eleitoral para trazer uma maior qualidade de vida à população e tornar a nossa cidade mais bonita”, destacou o prefeito.

Danielle Mafra, responsável pelo projeto Planta Natal, explicou a logística. “Especialmente para essa ação do TRE-RN, a equipe técnica recomendou que pudéssemos fazer ações de adoção de mudas frutíferas. São mudas mais simples de serem plantadas, conservadas e cuidadas. Além de serem mais atrativas à população. Estamos doando mudas de mangueira, goiabeira, acerola, entre outros”, explicou.

Próximas ações

Durante cinco semanas, o Presidente replicará a ação de plantio das mudas nos cinco maiores locais de votação das cinco zonas eleitorais da capital, conforme cronograma abaixo:

  • Escola Estadual Adelino Dom José Adelino Dantas
  • Colégio Marista
  • Universidade Potiguar (Unp) - Unidade Roberto Freire
  • Fundação Bradesco 
  • Escola Municipal Waldson José Bastos Pinheiro

Em cada plantio será afixada uma placa, com a identificação da árvore, o nome e o lema do projeto.

Considerando que os locais de votação nos quais será feito o plantio são espaços de educação, a Escola Judiciária Eleitoral fará palestra de sensibilização com os alunos, para contextualizar o Projeto “Plante a democracia - o voto é a semente”. Os alunos receberão amostra de sementes como símbolo do projeto. As demais Zonas Eleitorais que tiverem interesse no projeto, os respectivos Juízos poderão realizar a ação mediante adesão à iniciativa e busca de parcerias locais.

Além disso, o terceiro grande momento do projeto será no dia 07 de novembro, durante o Colégio de Presidentes - COPTREL, sediado por pelo TRE-RN, em que 27 Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais plantarão mudas de craibeira na sede do TRE/RN.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido