SGP realiza ação socioeducativa alusiva ao Setembro Dourado

SGP realiza ação socioeducativa alusiva ao Setembro Dourado

Nesta quarta-feira (16) foi realizada ação alusiva ao Setembro Dourado na sede deste Tribunal que já vem aderindo a algumas iniciativas socioeducativas em relação à saúde e solidariedade de magistrados e servidores que compõem a Corte Eleitoral norte-rio-grandense. 

No auditório lotado, os servidores escutaram atentamente aos depoimentos de Tânia Rocha, mãe de Melissa de 6 anos que está em tratamento e Sara Regina, adolescente que conta com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC-RN, instituição que através de sua assistente social, Marici Souza fez uma explanação sobre o propósito de sua existência, seus serviços e as dificuldades do dia a dia para mantê-la e, na sequencia, a sua presidente, Rosa Hannaka agradeceu o apoio que sempre recebe do TRE-RN, nas pessoas de seus gestores, magistrados e servidores.

A médica oncologista pediatra Annick Beaugrand da Casa Durval Paiva ministrou uma palestra sobre a os sintomas do câncer infanto juvenil, a importância do diagnóstico precoce, cujos índices de cura vão de quase 80% a menos de 7% , de acordo com o tempo que se leva para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento. 

Os servidores participaram atentamente, inclusive interagindo, questionando e para a Secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Andréa Carla Guedes Toscano Campos, foi uma tarde proveitosa. “Ações como essa além de trazer informações importantes para todos nós enquanto servidores e pais, tios, ainda nos sensibiliza para que continuemos sendo solidários junto a tantas outras pessoas que já colaboram com instituições como essas”, colocou a coordenadora da ação e secretária deste Tribunal, Andréa Campos. 

O servidor Henrique Gondim, cirurgião-dentista e servidor da Casa, colocou seus serviços à disposição dos usuários do GACC, instituição que recebeu a 2ª etapa da Campanha do “Desapego” que visa arrecadar roupas, sapatos, bolsas e outros itens que são comercializadosem seu Bazarpermanente e revertido na manutenção dessas crianças e adolescentes que são abrigados na Instituição.

A campanha do “Desapego” continuará por tempo indeterminado e até o dia 23 deste mês, está em vigência a campanha da doação de fraldas que arrecadará fraldas descartáveis para adultos (P e M) e infantis (XXG e SXXG) que poderão ser entregues durante o período de16 a 22 de setembro, no gabinete da SGP.

No dia 23 (quarta-feira) já está agendada uma visita à sede do GACC, onde haverá além da entrega das fraldas descartáveis, um lanche recreativo para aproximadamente 20 crianças em tratamento e seus familiares que será animado  pelos palhaços Doutores da Graça.

Os servidores deste Regional interessados na visita deverão procurar a SGP para inscrição. Os demais poderão agendar posteriormente uma visita para conhecer a Instituição.

A próxima campanha será arrecadação de brinquedos que beneficiará as crianças assistidas pela Casa Durval Paiva.

 

O que é o SETEMBRO DOURADO?

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.

A exemplo do Outubro Rosa e Novembro azul que tem com objetivo alertar a sociedade em relação a prevenção dos cânceres de mama e de próstata, respectivamente, SETEMBRO DOURADO visa conscientizar a todos sobre o o câncer infanto juvenil e despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo é a realização por parte de instituições públicas, empresas e todos os segmentos sociais de ações educativas e preventivas mostrando os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que quando diagnosticado em seu começo, as chances de cura são bem maiores.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido