TRE-RN recebe a imagem da Padroeira de Natal em peregrinação

TRE-RN recebe a imagem da Padroeira de Natal em peregrinação

Nesta sexta-feira (25), magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) receberam a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade de Natal, em seu prédio sede.

A peregrinação de Nossa Senhora acontece durante os meses que antecedem seu aniversário, comemorado em 11 de Novembro e o momento foi comemorado com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, auxiliado pelos padres Shirleno Shárlisson e Rodrigo Paiva.

A cerimônia alusiva à sua passagem pelo Regional Eleitoral foi marcada pela integração e confraternização de gestores, servidores, prestadores de serviços e terceirizados que participaram desde a organização, leitura litúrgica e cânticos.

Ainda, durante a missa, as homenagens continuaram em forma de poesia declamada pela servidora Hanya Pereira que leu Oferenda, de Margarida Lopes de Almeida e o servidor Alexandre Abrantes que apresentou para os persentes o texto “25 De Setembro:  O 'Vai' do Nosso Relacionamento”, de Oswald Chambers.

A desembargadora Maria Zeneide,  agradeceu ao arcebispo a oportunidade e traçou um paralelo entre a peregrinação da imagem da padroeira, que circulará por instituições públicas e privadas, até o dia 11 de novembro, indo ao encontro dos fiéis e o atual momento do TRE-RN.

Nesse sentido de ir ao encontro das pessoas, estamos, aqui neste Tribunal, dando continuidade ao que já fazemos há alguns anos, indo ao encontro daqueles que mais precisam de nossas instituições, levando serviços de forma eficaz, célere, sem burocracia. O Tribunal está ocupando praças, escolas, ônibus e outros espaços públicos e privados com o intuito de aproximar, de dialogar com os eleitores, e hoje é momento de agradecer”, falou a presidente deste Regional.

Antes do início da cerimonia, Dom Jaime Vieira Rocha e os padres Shirleno Shárlisson e Rodrigo Paiva benzeram todo o processo da construção da nova sede do TRE-RN e após a cerimônia, todos se confraternizaram em um café da manhã organizado coletivamente

História da Padroeira

A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso, se dirigiu ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Desde a última segunda-feira (21), uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação está peregrinando por diversas instituições públicas e privadas. Após passar pelo TRE-RN, a imagem passará o fim de semana, de 25 a 27, no Convento Santo Antônio, na Cidade Alta. Na segunda, 28, ela será conduzida até o Instituto Maria Auxiliadora e, na terça, 29, será levada até à Assembleia Legislativa. Outras 73 capelinhas, com a imagem da Santa, estão peregrinando pelas residências dos fiéis. A peregrinação se estende até o dia 11 de novembro, quando terá início a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal.



ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido