Alunos da Escola Dom Nivaldo Monte visitam o Centro de Memória do TRE-RN

A visita faz parte das ações do projeto Eleitor do Futuro da EJE-RN

Visita da Escola Dom Nivaldo Monte

O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu, nesta quinta-feira (2), a visita de alunos da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte. Os estudantes foram recepcionados pelo servidor da Escola Judiciária do TRE-RN, Alexandre Abrantes, que apresentou temas como: a história, evolução e funcionalidade da Justiça Eleitoral; o pioneirismo feminino potiguar no cenário eleitoral; a importância da soberania popular; e os fundamentos da República Federativa do Brasil.

Essa foi a primeira visita ao Centro de Memória desde que o Tribunal entrou em trabalho remoto devido à pandemia. A ideia é que essa iniciativa continue se repetindo com outras instituições de ensino de Natal. Alinhando história e cidadania, o objetivo do TRE-RN é contribuir para a formação desses jovens e futuros eleitores.

De acordo com a coordenadora da Escola Dom Nivaldo Monte, Irana Câmara, “a aula de campo é a culminância da disciplina eletiva Barraca dos Direitos, ofertada para os alunos do ensino médio. É muito enriquecedor realizar essa parceria, assim nosso aluno se envolve mais no processo eleitoral, ampliando seus conhecimentos e sendo cidadãos mais participativos.” O professor de Sociologia Italo Pinheiro, ministrante da disciplina, destaca a importância da ação: “quando estamos aqui temos a sensação de trazer para a realidade o que aprendemos juntos em sala de aula.”

Entusiasmado com a experiência, o aluno Aleir Alisson relatou sobre a importância da visita. “Me surpreendeu bastante conhecer sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral. É bem melhor aprender vendo isso de perto.” Antes da visita, os alunos também tiveram acesso aos podcasts de educação cidadã produzidos pelo TRE-RN, Voz da Cidadania e Nova Pólis.

Projeto Eleitor do Futuro

A visita dos alunos dá continuidade ao projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN), que hoje é dirigida pela Juíza Ticiana Nobre. O projeto tem o foco na formação cidadã do jovem entre 10 e 16 anos, trabalhando temas essenciais dos direitos, deveres e garantias do eleitor, assim os preparando para exercer a cidadania em sua plenitude. A EJE-RN pretende manter parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, através de ações como: palestras de sensibilização nas próprias escolas; realização de eleições parametrizadas de representantes estudantis; e visitas técnicas nas dependências do Tribunal. “Queremos trazer o eleitor do futuro para estar presente na realidade que acontece dentro do Tribunal”, afirma o servidor Alexandre Abrantes.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido