Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão

A comissão permanente de acessibilidade e inclusão (CACESS) foi instituída em 2012, para dar cumprimento à Recomendação CNJ nº 27/2009 e à Resolução TSE nº 23.381/2012, que criou o Programa de Acessibilidade no âmbito da Justiça Eleitoral.

Com a publicação da Resolução CNJ nº 401/2021, a composição atual da CACESS, definida pela Portaria nº 27/2025/PRES, está em consonância com o que determina o art. 25 da norma.

Membros Área de atuação Lotação
Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda Representante da área de gestão estratégica Assessoria de Gestão Estratégica, Governança e Inovação
Adriana Karla de Oliveira Ferreira Bezerra Representante da área de acessibilidade e inclusão Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
Lanna Patrícia da Silva Representante da área de sustentabilidade Núcleo Socioambiental
Ronald José Amorim Fernandes Representante da área de engenharia Seção de Engenharia
Waldylécio Souza da Silva Representante da área de gestão de pessoas Seção de Assistência Médica e Saúde Ocupacional
Helder Jean Brito da Silva Representante da área de tecnologia da informação Seção de Segurança da Informação
Maxelli Xavier de Andrade Rebouças Representante da Presidência Gabinete da Presidência
Sandra Regina da Silva Pegado Representante da Zona Eleitoral 2ª Zona Eleitoral
André José Lins Leal Representante da da Escola Judiciária Eleitoral Núcleo de Ensino a Distância
Fernanda Gabriela Oliveira de Figueiredo Gomes Representante da área de comunicação Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial
Juliana Vieira Costa de Aguiar Representante do laboratório de inovação Laboratório de Inovação Alzira Inova

ATAS DE REUNIÕES E RESULTADOS

* As atas estão em formato PDF.

2025 - Não houve reunião da CACESS até o momento
2024 Ata 01
  • Apresentação do direcionamento anual dos trabalhos;
  • Apresentação do Avatar da Acessibilidade (Alex), como campanha de marketing institucional;
  • Inclusão de notícias no Giro;
  • Discussão sobre a campanha de enfrentamento ao assédio e à discriminação (em maio).
2023 Ata 01
  • Definir eventos e cronograma do plano de comunicação das datas alusivas às temáticas abordadas pela CACESS;
  • Verificara publicação da cartilha de linguagem de gênero elaborada pela ASCOM e acompanhamento dos trabalhos da comissão revisora do manual de atos administrativos, para assegurar as regras de acessibilidade;
  • Verificar cursos do PACD sobre acessibilidade e a viabilidade de ser divulgada a trilha de aprendizagem elaborada pelo TRE-CE;
  • Verificar se a administração aprovará a consultoria para acessibilidade física dos imóveis da JERN;
  • Atualizar cadastro de servidores com deficiência junto à SGP e repositório de dados do NAI;
  • Definir proposta de ampliação do projeto Coordenador de Acessibilidade para 2024;
  • Definir responsabilidades e prazos de retorno das demandas.

2022 Ata 01
  • Elaboração do plano de ação para atender à recomendação da Auditoria Interna em processo de auditoria sobre acessibilidade digital.
2021



 
 
 

Ata 01

  • Discussão sobre o projeto Vamos Falar de Nós;
  • Homenagem ao servidor Raimundo Nonato, cego, pela condução sozinho das eleições da 22ª ZE;
  • Recomposição da comissão;
  • Contratação de tradutor em Libras.

Ata 02 

  • Elaboração do Plano de Ação 2021.

Ata 03

  • Discussão sobre viabilidade de aquisição de impressora em braille.

Ata 04 

  • Apresentação dos membros da comissão ao novo presidente da CACESS;
  • Retomada da discussão sobre a impressora em braille;
  • Avaliação da retomada do projeto Coordenador de Acessibilidade em 2022;
  • Providências para a retirada de tapetes que comprometam o trânsito das pessoas com deficiência nas dependências do Tribunal.
2020
 

Ata 01 

  • Necessidade de uma norma interna sobre acessibilidade;
  • Contribuição de servidores deficientes visuais para avaliar a navegabilidade do site do Tribunal;
  • Deliberação quanto à criação do projeto Vamos Falar de Nós;
  • Novas turmas para o curso de Libras.

Ata 02

  • Acompanhamento das pendências de reuniões anteriores.
2019
 

Ata 01 

  • Deliberações junto ao novo presidente da CACESS quanto à: aquisição de software de acessibilidade e impressora em braille; retirada de tapetes de sinalização de extintores de incêndio; providências para verificar a possibilidade de construir calçada de acesso do estacionamento de visitantes à sede do Tribunal.

Ata 02

  • Apresentação de minuta da norma criando o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão;
  • Inscrições de servidores para o curso Libras Atendimento ao Eleitor;
  • Decisão administrativa quanto a não retirada, por inviável, dos tapetes de sinalização dos extintores de incêndio (explicação da Diretora-Geral);
  • Proposta de criação de duas escolas modelos em Natal, com acessibilidade para qualquer tipo de deficiência, a ser levada à consideração da CRE e Zonas Eleitorais.
2018
 
 
 

Ata 01 

  • Necessidade de indicação de suplentes para os membros da comissão;
  • Confirmação do curso EAD em Libras na plataforma Moodle (14 a 15/maio);
  • Ações de divulgação das ações da CACESS e sensibilização interna sobre a temática da acessibilidade e deficiências;
  • Visita ou contato com a UFRN para verificar a atuação da área/unidade que trata dessa matéria na instituição;
  • Inclusão da ASCOM na comissão.

Ata 02

  • Elaboração de material (depoimentos pessoais e frases), com participação de servidores e membros da comissão, para divulgação e sensibilização interna sobre as deficiências.

Ata 03

  • Discussão sobre a veiculação de spot incentivando a ida do eleitor deficiente ao cartório antes do fechamento do cadastro;
  • Deliberações quanto às informações referentes ao indicador IA-5 para o TSE e CNJ.

Ata 04

  • Discussão sobre a disponibilização de fones de ouvido para os eleitores com deficiência visual;
  • Discussão sobre a disponibilização de urnas eletrônicas para capacitação de eleitores cegos e curdos;
  • Temas gerais: Cursos de Libras e de Braille; lotação de servidores com deficiência e divulgação na intranet de ações da comissão.

As atas estão em formato PDF.

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