A comissão permanente de acessibilidade e inclusão (CACESS) foi instituída em 2012, para dar cumprimento à Recomendação CNJ nº 27/2009 e à Resolução TSE nº 23.381/2012, que criou o Programa de Acessibilidade no âmbito da Justiça Eleitoral.
Com a publicação da Resolução CNJ nº 401/2021, a composição atual da CACESS, definida pela Portaria nº 27/2025/PRES, está em consonância com o que determina o art. 25 da norma.
Membros |
Área de atuação |
Lotação |
Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda |
Representante da área de gestão estratégica |
Assessoria de Gestão Estratégica, Governança e Inovação |
Adriana Karla de Oliveira Ferreira Bezerra |
Representante da área de acessibilidade e inclusão |
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão |
Lanna Patrícia da Silva |
Representante da área de sustentabilidade |
Núcleo Socioambiental |
Ronald José Amorim Fernandes |
Representante da área de engenharia |
Seção de Engenharia |
Waldylécio Souza da Silva |
Representante da área de gestão de pessoas |
Seção de Assistência Médica e Saúde Ocupacional |
Helder Jean Brito da Silva |
Representante da área de tecnologia da informação |
Seção de Segurança da Informação |
Maxelli Xavier de Andrade Rebouças |
Representante da Presidência |
Gabinete da Presidência |
Sandra Regina da Silva Pegado |
Representante da Zona Eleitoral |
2ª Zona Eleitoral |
André José Lins Leal |
Representante da da Escola Judiciária Eleitoral |
Núcleo de Ensino a Distância |
Fernanda Gabriela Oliveira de Figueiredo Gomes |
Representante da área de comunicação |
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial |
Juliana Vieira Costa de Aguiar |
Representante do laboratório de inovação |
Laboratório de Inovação Alzira Inova |
ATAS DE REUNIÕES E RESULTADOS
* As atas estão em formato PDF.
2025 |
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Não houve reunião da CACESS até o momento |
2024 |
Ata 01 |
- Apresentação do direcionamento anual dos trabalhos;
- Apresentação do Avatar da Acessibilidade (Alex), como campanha de marketing institucional;
- Inclusão de notícias no Giro;
- Discussão sobre a campanha de enfrentamento ao assédio e à discriminação (em maio).
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2023 |
Ata 01 |
- Definir eventos e cronograma do plano de comunicação das datas alusivas às temáticas abordadas pela CACESS;
- Verificara publicação da cartilha de linguagem de gênero elaborada pela ASCOM e acompanhamento dos trabalhos da comissão revisora do manual de atos administrativos, para assegurar as regras de acessibilidade;
- Verificar cursos do PACD sobre acessibilidade e a viabilidade de ser divulgada a trilha de aprendizagem elaborada pelo TRE-CE;
- Verificar se a administração aprovará a consultoria para acessibilidade física dos imóveis da JERN;
- Atualizar cadastro de servidores com deficiência junto à SGP e repositório de dados do NAI;
- Definir proposta de ampliação do projeto Coordenador de Acessibilidade para 2024;
- Definir responsabilidades e prazos de retorno das demandas.
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2022 |
Ata 01 |
- Elaboração do plano de ação para atender à recomendação da Auditoria Interna em processo de auditoria sobre acessibilidade digital.
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2021
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Ata 01 |
- Discussão sobre o projeto Vamos Falar de Nós;
- Homenagem ao servidor Raimundo Nonato, cego, pela condução sozinho das eleições da 22ª ZE;
- Recomposição da comissão;
- Contratação de tradutor em Libras.
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Ata 02 |
- Elaboração do Plano de Ação 2021.
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Ata 03 |
- Discussão sobre viabilidade de aquisição de impressora em braille.
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Ata 04 |
- Apresentação dos membros da comissão ao novo presidente da CACESS;
- Retomada da discussão sobre a impressora em braille;
- Avaliação da retomada do projeto Coordenador de Acessibilidade em 2022;
- Providências para a retirada de tapetes que comprometam o trânsito das pessoas com deficiência nas dependências do Tribunal.
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2020
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Ata 01 |
- Necessidade de uma norma interna sobre acessibilidade;
- Contribuição de servidores deficientes visuais para avaliar a navegabilidade do site do Tribunal;
- Deliberação quanto à criação do projeto Vamos Falar de Nós;
- Novas turmas para o curso de Libras.
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Ata 02 |
- Acompanhamento das pendências de reuniões anteriores.
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2019
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Ata 01 |
- Deliberações junto ao novo presidente da CACESS quanto à: aquisição de software de acessibilidade e impressora em braille; retirada de tapetes de sinalização de extintores de incêndio; providências para verificar a possibilidade de construir calçada de acesso do estacionamento de visitantes à sede do Tribunal.
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Ata 02 |
- Apresentação de minuta da norma criando o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão;
- Inscrições de servidores para o curso Libras Atendimento ao Eleitor;
- Decisão administrativa quanto a não retirada, por inviável, dos tapetes de sinalização dos extintores de incêndio (explicação da Diretora-Geral);
- Proposta de criação de duas escolas modelos em Natal, com acessibilidade para qualquer tipo de deficiência, a ser levada à consideração da CRE e Zonas Eleitorais.
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2018
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Ata 01 |
- Necessidade de indicação de suplentes para os membros da comissão;
- Confirmação do curso EAD em Libras na plataforma Moodle (14 a 15/maio);
- Ações de divulgação das ações da CACESS e sensibilização interna sobre a temática da acessibilidade e deficiências;
- Visita ou contato com a UFRN para verificar a atuação da área/unidade que trata dessa matéria na instituição;
- Inclusão da ASCOM na comissão.
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Ata 02 |
- Elaboração de material (depoimentos pessoais e frases), com participação de servidores e membros da comissão, para divulgação e sensibilização interna sobre as deficiências.
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Ata 03 |
- Discussão sobre a veiculação de spot incentivando a ida do eleitor deficiente ao cartório antes do fechamento do cadastro;
- Deliberações quanto às informações referentes ao indicador IA-5 para o TSE e CNJ.
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Ata 04 |
- Discussão sobre a disponibilização de fones de ouvido para os eleitores com deficiência visual;
- Discussão sobre a disponibilização de urnas eletrônicas para capacitação de eleitores cegos e curdos;
- Temas gerais: Cursos de Libras e de Braille; lotação de servidores com deficiência e divulgação na intranet de ações da comissão.
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As atas estão em formato PDF.