Gestão de Serviços de TIC
A Gestão de Serviços de TIC na Justiça Eleitoral do RN foi instituído através da Portaria nº 201/2019 - GP, com o objetivo estratégico de “Promover a adoção de padrões tecnológicos, a interoperabilidade e a integração dos sistemas” e “Primar pela satisfação dos usuários de TIC”, visando a padronização tecnológica, com base no MNI (Modelo Nacional de Interoperabilidade) e nas boas práticas da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), referência técnica mundial para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.
Entre os serviços instituídos, estão a Central de Serviços de TIC, o Catálogo de Serviços de TIC e o Gerenciamento de Ativos de TIC (hardware e software), onde:
- A Central de Serviços de TIC caberá a realização de atividades com vistas à solução de incidentes e ao atendimento de requisições relativas aos serviços oferecidos no Catálogo de Serviços de TIC. Funciona a partir da abertura de chamado pelo usuário da Justiça Eleitoral do RN, através o Sistema GLPI.
- O Catálogo de Serviços de TIC compreende todos os serviços ativos que podem ser oferecidos aos atuais e futuros clientes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
- O Gerenciamento de Ativos de TIC consiste em identificar, gerenciar, otimizar e garantir a conformidade dos ativos (hardware e software) de TIC nas empresas, fornecendo os recursos necessários para a sustentação dos serviços de TI. Ex.: Equipamentos (hardware), licenças (software) etc. A gestão de ativos é essencial para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização.