TRE-RN lança gibi para incentivar autodeclaração indígena e quilombola
Publicação foi lançada em julho durante ação do projeto Agenda pela Equidade e Diversidade, em Currais Novos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) lançou, no dia 24 de julho, o gibi “A Turma da Teca: Declarar Importa!”. A obra foi criada pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) para incentivar os eleitores a registrarem, no cadastro eleitoral, a sua identidade indígena ou quilombola.
O lançamento aconteceu na comunidade quilombola de Negros do Riacho, em Currais Novos, durante ação do projeto Agenda pela Equidade e Diversidade, que leva serviços eleitorais itinerantes a comunidades tradicionais.
Com linguagem simples e ilustrações lúdicas, o gibi foi desenvolvido para alcançar públicos diversos, em especial crianças e jovens. A proposta é facilitar a compreensão sobre a importância da autodeclaração e estimular o diálogo sobre identidade e cidadania dentro das famílias e comunidades.
No enredo, a personagem Teca, uma abelhinha autodeclarada, conversa com os amigos Dandara e Kauê sobre a importância de declarar a própria identidade. A narrativa mostra como esse ato contribui para garantir representatividade e apoiar políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais.
A publicação será distribuída nas ações de atendimento itinerante e também estará disponível em formato digital no portal do TRE-RN.
Acesse o gibi completo aqui

