Recuperação de gastos com eleições suplementares pela União é tema de palestra do Subprocurador-Geral da República Edilson França

O subprocurador-Geral da República Edilson Alves de França, que já atuou como procurador Regional junto à Corte Eleitoral potiguar, ministrou na tarde desta quinta-feira (29), no 56º Colégio de Presidentes dos TREs, palestra sobre “Eleições Suplementares: Recuperação Judicial de Recursos Despendidos pela União”

O subprocurador-Geral da República Edilson Alves de França ministrou palestra sobre “Eleições Su...

O subprocurador-Geral da República Edilson Alves de França, que já atuou como procurador Regional junto à Corte Eleitoral potiguar, ministrou na tarde desta quinta-feira (29), no 56º Colégio de Presidentes dos TREs, palestra sobre “Eleições Suplementares: Recuperação Judicial de Recursos Despendidos pela União”.

 

Para o subprocurador, essa é uma questão de reparação civil à União por danos causados pelos candidatos que dão causa a novas eleições por terem tido seus mandatos cassados nas Cortes Eleitorais. A anulação de eleições por condenação de políticos pelo artigo 41-A da Leis das Eleições, por exemplo, que trata da compra de votos, obrigam à realização de um novo pleito no caso de mais da metade dos votos terem sido destinados ao candidato que foi condenado. Citando o ministro do TSE Ricardo Lewandowski, Edilson França entende que a medida tem “efeito pedagógico”.

 

De 2004 para cá, R$ 9 milhões foram gastos com a estruturação de eleições suplementares. O subprocurador é pessimista, no entanto, quanto à possibilidade de os tribunais reconhecerem a responsabilidade dos políticos pelos gastos com novas eleições, em função da dificuldade em se configurar o nexo de causalidade entre a conduta do candidato eleito e o dano aos cofres públicos. “É muito difícil garantir que o nexo de causalidade será mantido em todos os tribunais”, concluiu Edilson França.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.