Secretaria de Tecnologia da Informação inicia testes no SARTI, sistema de automação de rotinas de TI

A Secretaria de Tecnologia da Informação está desenvolvendo e testando o Sistema de Automação de Rotinas de TI (SARTI), com o objetivo de permitir que tarefas comuns da área de TI, passíveis de ser realizadas de maneira automática, possam ser cumpridas sem necessidade de intervenção direta dos servidores em cada equipamento.
O idealizador do projeto, o servidor Leandro Gonçalves ressalta que, em princípio, serão automatizadas as tarefas mais simples que demandam muito tempo para serem realizadas manualmente, como a instalação das impressoras nas estações de trabalho de cada setor.
Atualmente, para a substituição de uma impressora, a STI precisa configurá-la, deslocar um servidor para a sua instalação física, e, ainda, instalá-la nos computadores da unidade, ocasionando a interrupção dos trabalhos da seção que receberá o equipamento.
Com a utilização do SARTI, bastará que a TI prepare uma única vez a rotina de instalação para cada modelo de impressora. Uma vez preparada, cadastra-se a impressora para o setor e, na próxima vez que um computador do referido setor reiniciar, o SARTI instalará a impressora automaticamente, de modo rápido e transparente, sem a necessidade de interrupções nas atividades do setor.
Num próximo passo, serão desenvolvidas outras tarefas de automação, como a instalação e atualização de navegadores, seus plug-ins e aplicativos para digitalização de documentos, entre outros.
A partir do dia 27 de fevereiro, uma primeira versão do sistema será utilizada nas seções da STI, já gerenciando as impressoras instaladas na Secretaria.
A STI tem como meta a conclusão do desenvolvimento e a implantação do SARTI em todo o TRE-RN ainda neste ano, maximizando a automação de tarefas de rotina de TI, de modo a permitir um atendimento pró-ativo, minimizando o tempo de interrupção dos trabalhos de seus clientes internos.
Fonte: Seção de Atendimento Remoto/STI

