Ginástica laboral movimenta reunião de apresentação do planejamento das Eleições 2014
Ginástica laboral movimenta reunião de apresentação do planejamento das Eleições 2014

A reunião realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, na última sexta-feira, 27, com os chefes de cartório do Estado, para apresentação do Planejamento das Eleições de 2014, possibilitou a realização de mais uma sessão coletiva da ginástica laboral, que faz parte do Programa de Saúde Ocupacional, coordenado pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT).
Aproveitando as dependências do Centro de Operações da Justiça Eleitoral – Coje, onde o encontro foi realizado, a fisioterapeuta Kelienny de Meneses Souza movimentou os participantes com exercícios que serviram para descontrair o ambiente. Segundo a secretária da CQVT, Nayara Frota Gondim, a ginástica foi implantada no TRE-RN em fevereiro de 2014 e vem dando bons resultados.
Segundo ela, em 2010 foi realizada uma enquete sobre as principais necessidades dos servidores nesta área. “Queríamos saber em que pontos poderíamos atuar e a pesquisa revelou que havia uma carência em relação a postura”, disse.
O objetivo do programa é prevenir doenças ocupacionais ósteo-musculares, como também outras de caráter relacionado ao estresse ou agravadas por ele, reduzindo o índice de afastamentos do trabalho, através da realização de exercícios compensatórios e técnicas de relaxamento físico/mental.
O programa é composto de duas partes. A primeira é a de práticas de caráter coletivo, que compreende a ginástica laboral, orientações ergonômicas e dinâmicas de grupo. Duas vezes por semana a fisioterapeuta percorre os setores realizando sessões de 20 minutos; a segunda parte é a prática de caráter individual, a massoterapia. Também duas vezes por semana, num total de cinco horas diárias a fisioterapeuta realiza massagens de 20 minutos, agendadas previamente.
A comissão, no entanto, elaborou uma cartilha que está sendo distribuída aos servidores como forma de incentivá-los a realizar os exercícios diariamente, não limitando apenas a presença da fisioterapeuta. São 15 exercícios que podem ser feitos no próprio local de trabalho.

