Encontro de corregedores destaca o papel do corregedor na lisura do processo eleitoral
Encontro de corregedores destaca o papel do corregedor na lisura do processo eleitoral

Nesta quarta-feira (24), em Brasília, a corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, participou de reunião geral com todos os corregedores eleitorais, cuja pauta, em síntese, foi o fortalecimento das ações da justiça eleitoral.
Presidida pelo corregedor-geral eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, a reunião contou com a presença do ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que em seu discurso de abertura disse ser um apaixonado pela justiça eleitoral. “conclamo a todos a servir a sociedade com alegria”, falou o ministro.
Ainda em sua fala, o ministro falou da ideia de um novo modelo de identificação do brasileiro, “a ideia é de um cadastro nacional do cidadão que seria um comprovante para todos os fins, desde o seu nascimento”, sugeriu o presidente do TSE.
O ministro Otávio de Noronha destacou o papel das Corregedorias Eleitorais na lisura do processo eleitoral, ressaltando a necessidade de implantação total do sistema de identificação biométrica e conclamou toda a justiça eleitoral a atentar a duração razoável do processo.
Para o corregedor- geral, “é inadmissível o excesso injustificado de prazos e a demora no julgamento. Repensar as Corregedorias Eleitorais é fortalecer as ações da Justiça Eleitoral, cujo cartão de visitas é cada cartório”, pontuou o ministro Otávio de Noronha.
Ainda foi destaque na reunião a necessidade de se ampliar o trabalho educativo no âmbito da justiça eleitoral, o que já vem sendo praticado no âmbito da justiça eleitoral potiguar. Através da Escola Judiciária Eleitoral com o apoio da corregedoria regional, desde o início dessa gestão se intensificou ações de cunho educativo, a exemplo da série de palestras que estão acontecendo na rede pública de ensino, painéis de debates com universitários, tendo, sempre, como foco a conscientização da importância do voto.

