Grupo de trabalho estuda novos aplicativos mobile para a Justiça Eleitoral
Grupo de trabalho estuda novos aplicativos mobile para a Justiça Eleitoral

Um grupo formado por servidores da área de tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de oito Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) está reunido para discutir o desenvolvimento de sistemas mobile a serem adotados pela Justiça Eleitoral. O objetivo é fazer uma avaliação dos aplicativos utilizados na última eleição – Candidaturas, Apuração 2014 e Onde votar ou justificar – e estender a experiência para outras áreas, desenvolvendo novos aplicativos com foco nas Eleições Municipais 2016.
A reunião teve início nesta terça-feira (28) e termina amanhã (29). De acordo com a coordenadora de soluções corporativas (CSCOR), ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Ana Karinne Siqueira, a ideia de desenvolver esse trabalho em grupo é “criar soluções únicas da Justiça Eleitoral para que todos utilizem de uma forma corporativa, fomentando o desenvolvimento colaborativo e aproveitando a mão de obra dos tribunais”.
Entre as possibilidades estudadas pelo grupo, está o desenvolvimento de aplicativos que permitirão aos servidores consultar dados ligados a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), como acessar o contracheque e receber notificações e aviso de férias, por exemplo. Além disso, um outro aplicativo, já utilizado por alguns TREs, permite fazer o acompanhamento processual de processos. A mesma ferramenta deve ser estendida para toda a Justiça Eleitoral.
Compõem o grupo de trabalho servidores do TSE e dos TREs do Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins. As propostas discutidas durante o encontro serão documentadas e levadas para aprovação da diretora-geral do TSE, Leda Bandeira.
Aplicativos anteriores
Em 2014, o TSE inovou ao lançar o aplicativo Apuração 2014, que permitiu aos eleitores acompanhar em tempo real a contagem dos votos dos candidatos. A opção foi oferecida gratuitamente para dispositivos móveis (tablets e smartphones). Da mesma forma, os interessados puderam baixar o aplicativo Candidaturas, que colocou à disposição dos eleitores informações completas sobre os candidatos, tais como nome escolhido para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido e coligação. Quando disponível, havia ainda o link para o site do candidato.
O aplicativo Onde votar ou justificar foi o terceiro desenvolvido para o pleito do ano passado, oferecendo a possibilidade do eleitor consultar o local de votação ou postos de justificativa, caso estivesse fora de seu domicílio eleitoral.
Leia mais:
Aplicativo da Justiça Eleitoral ajuda a encontrar o local de votação ou de justificativa
TSE lança aplicativo para divulgação de candidaturas
Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2014
Fonte: TSE-CM, RG/JP

