Corte Eleitoral potiguar se despede de Eduardo Guimarães

Corte Eleitoral potiguar se despede de Eduardo Guimarães

A sessão da Corte Eleitoral desta quinta-feira (9) marcou a despedida do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias como membro titular, onde atuou no período de nove de julho de 2013 à 9 de Julho de 2015 e onde passa a exercer, por mais dois anos, as funções de membro substituto.

Os membros da Corte do TRE-RN foram unânimes na hora da despedida, ao se referirem, em seus discursos, ao sentimento de saudade deixado pelo magistrado, mas, principalmente, pela riqueza de seus posicionamentos e sua colaboração além da atividade juridicante.

O presidente do TRE, desembargador Virgílio de Macêdo Júnior, iniciou as homenagens, referindo-se ao juiz Eduardo Guimarães como “pessoa de fino trato, inteligente que trouxe uma larga contribuição ao eleitoral”.

Sérgio Maia, em nome da Corte saudou o, agora, suplente, elogiando-o por sua postura ética e coerente durante todo o tempo em que atuou na Corte. “... Afirmo sua grandeza verdadeiramente, pela firmeza com a qual se conduziu em todos os momentos nesta Corte, pela honestidade que espelhou seus votos e intervenções e, acima de tudo, pela coerencia com a qual orientou os julgamentos... A Justiça Eleitoral agradece pelo muito que fez em prol da democracia”, saudou o magistrado.

Eduardo Guimarães ressaltou que resume sua passagem no Eleitoral como um grande aprendizado. “Aprendi muito, a prática é um grande aprendizado. O TRE-RN tem um corpo de magistrados e servidores gabaritados, empenhados que se desdobram com profissionalismo e dedicação. Levo saudades, mas fico feliz por aqui nesta corte as gestões serem temporárias, com a possibilidade de se renovar seus integrantes, ideias e, assim, engrandecer as discussões”, discursou o, também professor.

Durante sua gestão, o juiz federal, atuou, também, como vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e como gestor das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, em ambas as funções atuou de forma proativa, participando de palestras e atividades da EJE junto às escolas da rede pública de ensino e acompanhando, discutindo diretrizes e atingindo resultados além daqueles implícitos nas metas.

Pelo Ministério Público, Gilberto Barroso de Carvalho Junior, procurador regional eleitoral, ratificou os demais discursos, “a excelência de sua atuação, engrandece a Corte. A segurança em relação aos seus posicionamentos, sempre de acordo com as leis impostas, o rigor técnico que norteiam a balizam suas decisões, o fez seguir com maestria sua linha de atuação que continuará, agora como suplente.”

Após a sessão, servidores e membros da Corte se solidarizaram com o magistrado Eduardo Guimarães que recebeu das mãs das servidoras de seu gabinete uma placa em agradecimento aos relevantes serviços prestados à justiça eleitoral norte-rio-grandense.

Também se despede da justiça eleitoral potiguar, o Juiz Marco Bruno Miranda Clementino, após atuação na Corte em dois biênios, em 2009-2011 como membro titular e em 2013-2015 como suplente do Juiz Eduardo Guimarães, onde, também, exerceu a função de juiz auxiliar da propaganda nas Eleições de 2014.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido