Plano de Comunicação Interna da STIC é aprovado

No início de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou o Plano de Comunicação Interna (PCI) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, autorizando também a disponibilização desse documento nas páginas da intranet e internet do Tribunal, particularmente na área de governança.
Vale frisar que o referido plano está em consonância com um dos objetivos do Plano Estratégico de TI 2013-2015, qual seja implementar programa de governança de TIC. Há de ressaltar também que o projeto consta do Plano Diretor da TIC 2013-2015, o qual leva em conta a diversidade de canais de comunicação existente no TRE-RN.
Ademais, o PCI contribui com reflexões acerca da importância da comunicação interna e do compartilhamento de conhecimentos. Conforme esclarece o próprio manual, o projeto objetiva garantir aos gestores o envolvimento e o comprometimento dos servidores, elevando a ação institucional. Destaca igualmente que o processo de internalização do plano proporciona informação e compreensão na condução das tarefas de quem as executa, concorrendo na busca da motivação e satisfação dos agentes públicos.
Por outro lado, uma comunicação eficaz no âmbito da STIC favorece a interação entre gestores e servidores e, consequentemente, entre a instituição e o público externo, porque são os servidores os principais responsáveis no propósito de colaborar com o cumprimento da missão da Secretaria, qual seja prover e manter soluções tecnológicas e de eleições, com efetividade, segurança, transparência e qualidade, para o cumprimento da missão institucional.
Finalmente, importa destacar que o plano tem o condão de organizar de maneira estruturada a produção de informações, incluindo o processo de feedback, capaz de aprimorar os canais de comunicação. Com efeito, mensurar a recepção e a decodificação da mensagem perante o público externo revigora os vínculos e as responsabilidades da instituição com a sociedade, assegurando visibilidade e transparência à missão do TRE-RN: garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.
Fonte: Gabinete da STIC

