"Rota Eleitoral" tem sua primeira edição em Natal

"Rota Eleitoral" tem sua primeira edição em Natal

Nestasexta-feira (23), no Centro de Operações da Justiça Eleitora (COJE), foi realizada a primeira edição do projeto “Rota Eleitoral” para um auditório composto de juízes, chefes de cartórios, prefeitos e secretários municipais que compõem o PóloNatal.

O Rota Eleitoral faz parte do plano de gestão da presidente do Regional Eleitoral potiguar, desembargadora Maria Zeneide Bezerra que propõe dividir o Estado em cinco pólos e levar a cada um deles a diversidade de programas e atividades quem vem sendo executados na sede ou em alguma unidade isoladamente e propor aos gestores públicos parceria na disseminação de informações de interesse da população.

Nesta primeira edição, foi realizada uma palestra motivacional com o servidor e, também, poeta e escritor, Reivaldo Vinas e exposições sobre acessibilidade, pela servidora Fátima Régis que, também, entregou, aos prefeitos presentes planilhas contendo listagem de ajustes necessários nos locais de votação e a assessora de comunicação, Francineide Damasceno, apresentou o “TRE em Movimento”, com a proposta de expansão junto aos municípios que desejarem ser parceiros do projeto.

O presidente da Comissão socioambiental, Aléssio Medeiros, expôs as ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito do eleitoral e que estão planejadas para serem executadas, o secretário da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Sólon de Almeida, expôs a política de atuação da EJE, cujo público-alvo é o estudante da rede pública de ensino e os universitários e o coordenador de infraestrutura do TRE-RN, Carlos Magno do Rozário Câmara, falou para os presentes sobre os mecanismos de segurança existentes nas urnas eletrônicas.

Finalizadas as exposições, iniciou a palestra com o professor e desembargador federal aposentado, Francisco Barros Dias que expôs ponto a ponto os aspectos relevantes da Lei 13.165, de 29/09/2015 - a chamada Minirreforma Eleitoral. Desde as mudanças nas regras da eleição proporcional, ao tempo das propagandas eleitorais que foi reduzido, entre outros aspectos.

Para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande “o ‘Rota Eleitoral’ é o espaço democrático e necessário para a expansão de idéias e projetos que tragam benefícios a curto, médio e longo prazos para o Eleitoral, como, também, é o espaço para receber sugestões e trazer assuntos relevantes ao debate. Essa é a proposta do projeto, e nessa primeira edição já se percebe que foi bem aceita”, ratifica a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

O póloNatal, primeiro a receber o “Rota Eleitoral”, é composto pelas  1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 10ª, 14ª, 17ª, 28ª, 44ª, 46ª, 48ª, 50ª, 51ª, 52ª, 62ª, 64ª, 67ª e 69ª Zonas Eleitorais e abrange os municípios de Natal, Macaíba, Bom Jesus, Senador Elói de Souza, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Pureza, São José do Mipibu, Vera Cruz, João Câmara, Bento Fernandes, Jandaíra, Jardim de Angicos. Touros, São Miguel de Gostoso, Lajes, Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Santana dos Matos, Bodó, Monte Alegre, Brejinho, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Taipu, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Extremoz, Maxaranguape, Rio do Fogo e Nísia Floresta.

Comporam o dispositivo de honra do evento, além da presidente, desembargadora Maria Zeneide Bezerra e o assessor especial da presidência, José Roberto Pinheiro, a diretora geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, a secretária de gestão de pessoas (SGP), Andrea Carla Guedes Toscano Campos, a secretária de Administração e Orçamentos, Yvette Bezerra Geirreiro Maia (SAO), o secretário judiciário, Sivanildo de Araújo Dantas (SJ), Carlos Magno do Rozário Câmara, representanto no ato, o secretário de Tecnologia da Informação (STIC).

Ainda durante a abertura dessa primeira edição, a banda de música da Marinha Brasileira, Grupamento dos Fuzileiros Navais do 3º Distrito Naval, recepcionou os convidados e executou o hino nacional.

Em novembro próximo será realizada a 2ª edição do Rota Eleitoral, no Polo Pau dos Ferros, onde o debate sobre a Minirreforma Eleitoral ficará a cargo do Juiz Herval Sampaio Júnior. Os demais pólos, centralizadas nas cidades de Santo Antônio, Caicó e Mossoró serão contemplados em 2016.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido