TRE-RN homenageia ministros do STJ

TRE-RN homenageia ministros do STJ

Os ministros Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas foram homenageados nessa sexta-feira (29)em Sessão Solenedo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Gurgel de Faria e Ribeiro Dantas são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ribeiro Dantas é natalense, Gurgel de Faria nasceu em Recife, mas é potiguar de coração. Ambos são formados em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde hoje lecionam. E construíram suas carreiras jurídicas no estado do Rio Grande do Norte.

Os dois ministros foram recebidos por diversas autoridades civis e militares, dentre elas o governador do estado Robinson Faria e representantes do poder judiciário e legislativo A presidente do TRE-RN, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, foi a primeira a prestar deferência. Em seu discurso, remontou a trajetória acadêmica e jurídica dos homenageados, que ela considera “duas das maiores capacidades jurídicas e humanas do país”.

Segundo o Decano da Corte, juiz Verlano Medeiros, a Sessão foi “uma manhã histórica para o TRE”. Verlano fez um discurso cheio de nostalgia, relatando várias histórias dos homenageados, contado da relação dos dois com a cidade de Natal, com suas famílias, amigos e colegas de trabalho. A fala emocionou os ministros.

O Dr. Gilberto Barroso de Carvalho Junior, Procurador Regional Eleitoral, discursou representando o Ministério Público Federal. O advogado Adilson Gurgel fez sua homenagem pela OAB/RN, órgão onde ele é conselheiro e membro honorário vitalício.

Em nome da Corte do Tribunal, a presidente Zeneide Bezerra entregou aos dois ministros placas em homenagem aos serviços prestados à justiça brasileira, honrando o estado do Rio Grande do Norte.

Em seu discurso de agradecimento, Gurgel de Faria disse que “são momentos como esses que nos faz sentir que valeu a pena ter percorrido o caminho que percorremos”. Ele enalteceu o trabalho da Justiça Eleitoral e falou sobre a necessidade de atuarmos com trabalho e esperança para superaremos a crise, enfatizando que este não é o pior momento enfrentado pelo país.          

Ribeiro Dantas compartilhou das suas experiências junto à Justiça Eleitoral. “Isso aqui é apaixonante e bonito”, disse em referência ao trabalho desenvolvido pelo TRE. E lembrou aos presentes da necessidade da humildade. “A palavra ministro vem de minor, o menor, o servo. Somos o menor servidor. Estamos aqui para servir à sociedade e à justiça.”

 

HOMENAGEADOS

O ministro Gurgel de Faria foi o desembargador federal mais jovem do Brasil, quando, aos 30 anos, foi nomeado para o cargo no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no ano 2000. Ele entrou na magistratura aos 23 anos, ao passar em concurso para juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região,em Natal. Nomesmo ano, passou também em concurso para vaga de juiz substituto da 1ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, quando ingressou na Justiça Federal. Em 2014 tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

O ministro Ribeiro Dantas foi promotor de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, procurador do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) e procurador-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 1991 ingressou no Ministério Público Federal como procurador da República. Atuou no MPF por mais de 12 anos antes de chegar ao cargo de desembargador no TRF5, em dezembro de 2003. Em 2015, foi nomeado como ministro do STJ.

 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.