TRE-RN participa do V Fórum de Tecnologia da Justiça Eleitoral (FORTI)

TRE-RN participa do V Fórum de Tecnologia da Justiça Eleitoral (FORTI)

TRE-RN participa do V Fórum de Tecnologia da Justiça Eleitoral (FORTI)

O TRE-RN participou do V Fórum de Tecnologia da Justiça Eleitoral (V FORTI), ocorrido em João Pessoa nos dias 19 e 20 de setembro.

O FORTI tem por objetivos prospectar inovações tecnológicas passíveis de serem aplicadas na Justiça Eleitoral, promover o intercâmbio de soluções informatizadas desenvolvidas e utilizadas nessa Justiça especializada, promover o desenvolvimento tecnológico  e incentivar o trabalho colaborativo entre os tribunais eleitorais.

Os trabalhos apresentados nesta edição abordaram dos seguintes temas: computação em nuvem, virtualização de equipamentos, segurança da informação, bigdata, desenvolvimento mobile e soluções de padrões de interoperabilidade entre diferentes aplicações com o uso de web service.

Dentre os projetos inscritos este ano, 18 deles foram selecionados para serem apresentados no Fórum. O TRE-RN submeteu ao todo 8 projetos, sendo que 2 foram selecionados pela Comissão de Programa para apresentação:

- “Análise de segurança de aplicações mobile da Justiça Eleitoral”, de autoria de Wellington Souza, da Seção de Banco de Dados e Sistemas;

- “Práticas DevOps no TRE/RN com Ansible, Docker e Spring Boot para entrega contínua de serviços na nuvem”, de autoria de Marcelo Rômulo, da Seção de Desenvolvimento de Sistemas.

Cada trabalho apresentado foi avaliado pelos próprios participantes do Fórum, levando-se em consideração os critérios: utilidade para o público externo e interno, viabilidade financeira, viabilidade tecnológica e viabilidade considerando os riscos. Após a divulgação dos resultados, o trabalho de autoria de Wellington Souza, do TRE-RN, “Análise de segurança de aplicações mobile da Justiça Eleitoral” obteve o primeiro lugar, sendo o trabalho mais bem avaliado do evento. 

Segundo Marcos Maia, Secretário de Tecnologia da informação do TRE-RN, “o FORTI nos permite conhecer as melhores iniciativas de TIC desenvolvidas por outros Tribunais, facilitando o intercâmbio de soluções e a resolução de problemas em comum, além de ser uma excelente oportunidade de apresentarmos nosso trabalho para toda a Justiça Eleitoral”.

Estiveram presentes no V FORTI os servidores Marcos Maia, Secretário de TIC; Carlos Magno, Coordenador de Infraestrutura Tecnológica; Osmar Fernandes, Coordenador de Sistemas; George Barbalho, Chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas; e os autores dos trabalhos apresentados, Wellington Souza e Marcelo Rômulo.

*Com informações da STIC.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido