TRE-RN abre evento Prata da Casa com debate sobre a segurança do processo eleitoral

Participação feminina no processo democrático e Desinformação e Fake News serão próximos temas do evento

Uma mulher de blazer vermelho e dois homens de blazer a tonalidade escura, ambos sentados em cad...

Na tarde desta quarta-feira, 13, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deu início ao projeto Prata da Casa. A mesa de honra do evento, composta pelo Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do RN, Juíza Ticiana Nobre e pelo Procurador Regional Eleitoral do RN, Rodrigo Telles, abriu os trabalhos no plenário do Regional potiguar.

Para inaugurar a série de debates promovidos no projeto, o Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno Andrade, e o ex-Procurador Regional Eleitoral do RN Edilson França, abordaram o tema Segurança do Processo Eleitoral. A jornalista Anna Ruth Dantas fez a mediação dos debates.

O Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno Andrade, destacou o papel da urna eletrônica para a segurança do processo eleitoral brasileiro. Ele tratou tanto o contexto histórico-cultural que levou à criação do sistema eletrônico de votação, como os fatores tecnológicos que fortalecem a segurança das eleições.

Bruno Andrade, homem de blazer escuro, falando em evento comemorativo dos 25 anos da urna eletrô...

Já o ex-Procurador Regional Eleitoral do RN Edilson França, primeiro na função a participar de uma eleição com urna eletrônica no estado, aprofundou-se na história do processo eleitoral, narrando episódios de eleições anteriores à introdução do dispositivo no processo eleitoral e as melhorias que a urna trouxe para os pleitos eleitorais.

Dr. Edilson França, ex-procurador regional eleitoral, de blazer escuro, falando em evento comemo...

Nesta quinta-feira (14), às 17h, a Juíza do TRE-RN Adriana Magalhães e a vereadora Nina Souza irão tratar da participação feminina no processo eleitoral, mediadas pelo Juiz Geraldo Mota, também membro da Corte. Já na sexta-feira (15), às 10h, o tema será Desinformação e Fake News, com participação das jornalistas Fernanda Zauli e Liz Nóbrega, mediadas pelo Juiz do TRE-RN Fernando Jales.

Os debates serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do TRE-RN .

Projeto Prata da Casa

Para celebrar os 25 anos da Urna Eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, através da Escola Judiciária Eleitoral, realiza, entre os dias 13 e 15 de outubro, uma série de debates para disseminar o funcionamento do processo eletrônico de votação ao eleitorado potiguar.

Além da segurança do processo eletrônico de votação, o projeto Prata da Casa, que faz alusão às bodas de prata de um instrumento projetado e desenvolvido como produto nacional, abordará outros temas atuais e relevantes, como a Participação Feminina no Processo Eleitoral e a Desinformação e Fake News.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido