Escola Judiciária Eleitoral promove Workshop de cidadania
A capacitação será em modelo de workshop, baseada em painéis e oficinas práticas

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021, das 8 às 18 horas, está prevista a realização a primeira Formação de Formadores em Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O curso ocorrerá no Centro de Treinamento, no Coje, Natal/RN, e estão inscritos servidores e servidoras de todo o Rio Grande do Norte. A capacitação será em modelo de workshop, baseada em painéis e oficinas práticas, atividades que convidarão os participantes a refletir e aplicar conceitos e comportamentos necessários às ações de cidadania. A ideia é capilarizar os projetos desenvolvidos em 2023, de modo a potencializar as ações da Justiça Eleitoral no primeiro semestre de 2024. Trata-se de um projeto pedagógico piloto, que está sendo experimentado em modelo especialmente desenvolvido às necessidades potiguares. Haverá momentos para exposições sobre os projetos de cidadania em andamento, além de oficinas práticas que vão trabalhar a oratória, a comunicação com crianças e adolescentes e os sistemas eleitorais para parametrizar eleições comunitárias.
A Cidadania é um dos pontos mais importantes e lembrados pela sociedade quando se fala em eleições. Não à toa, a Justiça Eleitoral é considerada a justiça cidadã, porque não se pode pensar em democracia dissociada da compreensão do que são os direitos fundamentais e participação social. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em seu Plano Estratégico 2021-2026, colocou a Garantia aos Direitos da Cidadania como o primeiro elemento do Mapa Estratégico, o que revela a preocupação com o tema dentro da matriz BSC norteadora de todas as unidades do tribunal. Hoje, a Escola Judiciária Eleitoral possui um setor especializado para suporte e execução dos projetos sociopedagógicos que são responsáveis por palestras, sensibilizações, exposições, eleições comunitárias nas escolas e visitas guiadas ao TRE/RN. Trata-se do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais - NCAS/EJE unidade que em 2023 foi responsável por um feito histórico, quando beneficiou diretamente cerca de 25 mil crianças e adolescentes pelas ações desenvolvidas ao longo do ano.
Várias zonas eleitorais contribuíram para esse número tão expressivo. Assim, foram realizados projetos em parcerias com Câmaras de Vereadores, secretarias de educação e dezenas de escolas da rede privada em todo o estado. Destacam-se projetos como os parlamentos infantojuvenis ou parlamentos jovens, realizados em João Câmara, Jandaíra, Grossos, São Bento do Trairi, além de palestras em Açu e Mossoró. Também integram os indicadores, as rodas de conversa, os atendimentos e os debates feitos em comunidades indígenas e quilombolas, conforme as políticas do Conselho Nacional de Justiça para a maior integração social de grupos minoritários por meio do Poder Judiciário. Participaram dessas ações de forma muito presente a ASCOM – Assessoria de Comunicação e Cerimonial e a Comissão de Participação Feminina.
A expectativa com a realização do workshop é difundir técnicas pela apresentação aos servidores e servidoras do quão rica e recompensadora é a experiência de levar a mensagem da democracia aos jovens. A Justiça Eleitoral é muito respeitada e ouvida por toda sociedade brasileira. A credibilidade do trabalho ultrapassa a realização célere das eleições. Quando a Justiça Eleitoral vai às escolas, comunidades e atinge os excluídos sociais, realiza-se plena em sua maior missão, listada pela visão estratégica do TRE/RN, que é a garantia da legitimidade do processo eleitoral. Servidores da região metropolitana de Natal que ainda desejem se inscrever no workshop, procurem o NCAS/EJE pelo ramal e Whatsapp funcional (84)3654-5720.

