TRE-RN celebra a Semana do Consumo Consciente
Entre os dias 16 a 20 de outubro, este Tribunal realizará ações voltadas para a conscientização acerca das práticas de consumo

O Dia do Consumo Consciente é celebrado em todo o Brasil no dia 15 de outubro. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente no propósito de despertar a consciência do cidadão para os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de consumo.
Considerando a Resolução CNJ nº 201/2015, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) alterou, através da Resolução nº 15/2015, a Resolução nº6/2008 que instituiu o Programa de Educação Ambiental, cuja finalidade abarca a criação do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGS), a Comissão Socioambiental Permanente e outras competências voltadas para adoção de práticas de consumo sustentável deste Tribunal.
Anualmente o TRE-RN monitora o consumo de insumos e materiais de maior impacto, como, por exemplo, água e energia elétrica nos prédios da Justiça Eleitoral, simultaneamente às medidas voltadas para a redução e ao uso adequado deles nas suas respectivas atividades.
Dentre essas medidas estão: a instalação de usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa e redução de gastos públicos; a preferência por arquivos digitalizados, priorizando o uso eficiente do papel; a boa prática de uso de copos e garrafas reutilizáveis pelos colaboradores da Justiça Eleitoral, reservando os descartáveis para o público externo; o posto de coleta seletiva localizado no estacionamento para visitantes; e as feiras orgânicas, fruto de uma parceria com pequenas famílias agricultoras, realizadas quinzenalmente no estacionamento deste Tribunal.
Consumir com consciência significa refletir com cuidado sobre a necessidade da compra, o tipo de produto que será comprado, o seu uso no cotidiano e a sua destinação final. Trata-se de ser mais racional na escolha ao ter conhecimento dos impactos causados pelo consumo de determinado item. Nesse sentido, você contribui para a preservação de um mundo social e ambientalmente positivo. Desta forma, o NGS sugere algumas ações simples que podem fazer a diferença na sua vida, na vida da sua família, no seu ambiente de trabalho e no meio social:
- Consuma o necessário (com planejamento, evitando o desperdício e o gasto desnecessário);
- Separe o lixo e promova a coleta seletiva;
- Reutilize embalagens de produtos;
- Avalie, na medida do possível, os impactos do consumo (de onde vem, qual o processo, qual a utilidade, quem produz, entre outras questões);
- Economize no consumo de serviços (água, luz, internet, entre outros);
- Participe de grupo de trocas, sempre que possível;
- Valorize o pequeno produtor e fortaleça a economia da região.
- Sempre que possível, substitua os materiais descartáveis por opções reutilizáveis ou retornáveis, como sacolas, copos, garrafas e canudos.

