TRE-RN participa do 54º Encontro de Corregedores Eleitorais
O encontro iniciou-se na quarta-feira (4) e encerrará na sexta-feira (6), em Florianópolis
Desde a quarta-feira (4), está acontecendo em Florianópolis o 54º Encontro de Corregedores Eleitorais. Os secretários, coordenadores e assessores participaram de painéis e debates durante o primeiro dia do evento. Nesta quinta (5), os servidores seguem trabalhando até à noite, em que ocorrerá a abertura oficial da reunião do Colégio de Corregedoras e Corregedores.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), estão participando do evento o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Procópio; os servidores Vivianna Tavares, do Gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral; Arnaud Diniz Flor, da Assessoria Jurídica e Correcional deste Tribunal; e Rossana Sheila Nóbrega, da Coordenadoria de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral.
A servidora Rossana Nobrega, nesta quinta-feira, apresentou o “Projeto Cidadão: Engajamento Democrático, Inclusivo e Voto Jovem PCD”, ação destinada aos jovens de ensino médio das escolas dos municípios de Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Lajes Pintadas, integrantes da 68° Zona Eleitoral do RN, com sede em Santa Cruz.
Na palestra, assim como na ação social, com tradução simultânea em Libras, foram explicadas quais as funções dos poderes Legislativo e Executivo, além dos papéis desempenhados pelos vereadores e prefeitos, fazendo ilustrações que facilitassem o entendimento dos alunos.
Projeto Cidadão: Engajamento Democrático, Inclusivo e Voto Jovem PCD
O projeto foi criado em 2024, pelo chefe de cartório da 68ª ZE, Adriano Nóbrega, com o objetivo de trabalhar o papel do jovem na escolha de seus candidatos, de apresentar a função de cada representante do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como mostrar a segurança do voto por meio da urna eletrônica, com o foco nos jovens e nos PCDs (Pessoas com Deficiência).
Adriano tem dois filhos que estão no espectro autista, e como pai de uma família atípica, idealizou o projeto pensando em um dos seus filhos, Arthur Nóbrega, na época com 16 anos, que votaria pela primeira vez nas Eleições 2024. Ele salientou que iniciativas como esta, direcionadas para o público jovem, são de suma importância para o fortalecimento democrático e para o pleno exercício da cidadania.
O projeto contempla ações que levem palestras sobre cidadania, democracia, direito ao voto e inclusão em escolas e instituições que trabalhem com a garantia de direitos das pessoas com deficiência visual, auditiva, com Síndrome de Down e que estejam no espectro autista.
Além disso, Adriano, a esposa Maria José, o filho Arthur e cerca de 40 voluntários, incluindo servidores do cartório, gravaram juntos uma paródia intitulada “Urna fantástica”. O videoclipe apresenta o engajamento dos jovens no processo eleitoral e o comprometimento deles com a democracia, além de mostrar os vários recursos que a Justiça Eleitoral disponibiliza para que todos participem do processo de eleição. O vídeo mostra o braile no teclado e os fones de ouvido que podem ser utilizados pelo eleitor com deficiência visual no momento da votação.