REJUG inicia curso de Análise de Riscos de Pessoas e de Segurança Orgânica
Curso é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, Escola da Assembleia e Escola da Magistratura Federal
Nesta segunda-feira (2), a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN) iniciou o curso de “Análise de Riscos de Pessoas e de Segurança Orgânica”, que está acontecendo das 8h às 17h, no plenarinho Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa do Estado. O curso vai até sexta-feira (6) e tem duração de 40 horas, sendo direcionado aos servidores que compõem os Gabinetes de Segurança Institucional do Estado.
O curso tem como objetivo possibilitar que, por exemplo, o Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NSI) planeje melhor a proteção institucional de autoridades e do patrimônio da Justiça Eleitoral durante as Eleições 2024. Estão participando do curso 40 alunos, dentre servidores civis e militares que integram gabinetes de segurança institucional de vários órgãos do RN. Três servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estão participando da formação, o chefe do NSI, Cel. Aldrin Brito; Epitácio Nunes Silva e João Maria Sátiro de Barros, policiais judiciais.
Os participantes desenvolverão a competência para reconhecerem a importância da gestão e análise de risco para o assessoramento da tomada de decisão e ainda, aprenderão a utilizar os métodos ARSO e ARP, como ferramenta de assessoramento ao processo decisório, bem como compreenderão sua importância na produção de conhecimento de inteligência.
O curso está sendo ministrado por: Felipe Scarpelli, especialista em Gestão de Riscos e Segurança Pública, mestre em Gestão de Riscos, agente da Polícia Federal e coautor de métodos de análise premiados, com uma vasta experiência em inteligência estratégica; e Alessandre Reis, agente da Polícia Federal com 20 anos de experiência, especialista em Análise de Riscos, coautor de metodologias de análise premiadas e professor de Inteligência Policial na Academia Nacional de Polícia.
Integração do GSI no RN
O diretor da Escola da Magistratura Federal (ESMAFE) e representante da REJUG, o Juiz Federal Marco Bruno Miranda, vê essa oportunidade como singular para avançarmos nas estruturas de segurança de cada instituição e que possam efetivamente atuar com a devida interação.
O curso foi promovido em conjunto pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Escola de Magistratura Federal (Esmefe) e Escola da Assembleia. Essa integração é uma novidade para o Gabinete de Segurança Institucional do Estado e reflete o comprometimento com os cidadãos e com a justiça, proporcionando melhora no atendimento e serviços da administração pública.