Laboratório Alzira Inova realiza oficina de Linguagem Simples em parceria com a UNP
Ação faz parte do que está prevista em Termo de Cooperação assinado entre TRE-RN, OAB e UNP. Atividade foi voltada para professores da instituição de ensino

O Laboratório de Inovação Alzira Inova do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) promoveu, nesta quinta-feira (21), a primeira oficina de capacitação em Linguagem Simples voltada para professores da Universidade Potiguar (UNP). A atividade marcou o início das ações previstas no termo de cooperação firmado entre o Tribunal, a Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN) e a UNP, que busca difundir a adoção da linguagem simples em diferentes contextos acadêmicos e jurídicos.
A oficina teve como objetivo sensibilizar os docentes sobre a importância de tornar a comunicação mais acessível, clara e inclusiva, de forma a aproximar o cidadão da linguagem utilizada nas instituições públicas. Além disso, reforçou a relevância do uso de técnicas de simplificação textual no processo de ensino e na produção acadêmica.
O termo de cooperação prevê a realização de outras oficinas e atividades conjuntas, abrangendo tanto o campo universitário quanto a advocacia, por meio da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RN.
“Nosso compromisso com a Linguagem Simples no judiciário vai muito além de capacitar nossos servidores, precisamos trabalhar desde a formação dos novos operadores do Direito. Por isso a importância de nos aproximarmos das universidades e faculdades”, afirmou a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do Alzira Inova, Ana Paula Barbosa.
O coordenador do curso de Direito da UNP, professor Roberto Matias, também ressaltou a importância da parceria:
“Em nome do curso de Direito da UNP, agradecemos ao TRE e à Dra. Ana Paula pela parceria nessa capacitação sobre o Protocolo de Linguagem Simples. Tivemos um momento enriquecedor com nossos professores e este é apenas o início de uma jornada que também será estendida aos alunos. Juntos, UNP e TRE seguirão promovendo novas ações de capacitação e prática em linguagem clara.”
Com isso, o TRE-RN fortalece seu compromisso com o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, incentivando práticas que ampliam a transparência e o acesso à informação.

