TRE-RN participa do 20º CONIP Judiciário e Controle em Brasília
Coordenador de Infraestrutura Tecnológica do TRE-RN fez palestra sobre tecnologia utilizada pelo Tribunal para facilitar acesso remoto aos sistemas corporativos

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte esteve representado no 20º CONIP Judiciário & Controle, realizado no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília-DF. O evento é considerado uma das principais referências nacionais em inovação e tecnologia voltadas ao Poder Judiciário e órgãos de controle, reunindo cerca de quinhentos profissionais entre autoridades, especialistas e gestores de diferentes instituições, incluindo representantes do TCU, STJ, CNJ, Ministérios Públicos e tribunais de todo o país.
Representação do TRE-RN
Representando o TRE-RN estavam presentes o Secretário de Tecnologia da Informação e Eleições, Marcos Maia; o Coordenador de Infraestrutura Tecnológica, Carlos Câmara; e o Coordenador de Sistemas Corporativos, Osmar Fernandes.
Carlos Magno apresentou a palestra "Solução Segura de VDI para Teletrabalho - Case TRE-RN". Ele mostrou o uso do VDI (Virtual Desktop Infrastructure) pelo TRE-RN, mostrando a importância desta solução para a realização do teletrabalho, além de ser uma ferramenta eficiente para acessar os sistemas Corporativos fora do ambiente do tribunal. Esta infraestrutura de TI permite que o servidor acesse sistemas de computadores corporativos de um computador, smartphone ou tablet por usuários autorizados.
A participação dos três dirigentes reflete o compromisso da Justiça Eleitoral potiguar com a modernização tecnológica e a integração às discussões nacionais que definem os rumos da transformação digital no Judiciário.
Temas centrais e destaques do evento
A edição deste ano do CONIP trouxe como tema central a inovação e a tecnologia como alavancas de transformação do Poder Judiciário. O encontro abriu espaço para debates sobre inteligência artificial generativa aplicada à realidade dos tribunais, abordando desde desafios éticos até ganhos de eficiência. Também foram apresentados cases de uso de automação, integração de sistemas e soluções para governança digital, com destaque para a palestra sobre “Inteligência Financeira Aplicada ao Judiciário: A Evolução na Gestão de Custas”, que evidenciou a importância da modernização dos processos de arrecadação e do controle integrado por meio do sistema eproc.
As discussões reforçam a necessidade de que tribunais de todo o país estejam atentos às mudanças no cenário tecnológico, preparando-se para adotar ferramentas que tornem seus serviços mais ágeis, transparentes e acessíveis à sociedade.
Potenciais para o TRE-RN
A modernização tecnológica e a integração às discussões nacionais que definem os rumos da transformação digital no Judiciário, são preocupações da área de Tecnologia da Informação do Tribunal.
“Esta foi uma oportunidade de aproximação com tendências e práticas que podem ser adaptadas à Justiça Eleitoral. O aprofundamento nos debates sobre inteligência artificial generativa, por exemplo, abre caminho para reflexões sobre o uso dessas ferramentas em processos administrativos e de apoio à gestão eleitoral. Da mesma forma, os modelos de automação de custas apresentados durante o evento oferecem inspiração para a adoção de práticas mais eficientes também em outras áreas, sempre com foco na transparência e na segurança da informação”, declarou Marcos Maia.
A experiência adquirida pelos servidores Marcos Maia, Carlos Câmara e Osmar Fernandes fortalece a busca por soluções inovadoras, capazes de elevar a eficiência institucional e de assegurar que a Justiça Eleitoral potiguar continue avançando de forma consistente no cenário da transformação digital que marca o futuro do Poder Judiciário brasileiro.

