TRE-RN inicia curso sobre inovação com foco em soluções práticas para o Judiciário
Capacitação promovida pela Escola Judiciária Eleitoral começou nesta segunda-feira (19), reunindo magistrados, gestores e servidores no COJE

Teve início na tarde desta segunda-feira (19), no Centro de Treinamento da Justiça Eleitoral (COJE), em Natal, o curso “Insights Comportamentais para Inovação no Poder Judiciário”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A capacitação tem como objetivo formar agentes públicos aptos a aplicar ferramentas comportamentais voltadas à melhoria de processos institucionais e ao fortalecimento da gestão pública inovadora.
Com carga horária de 32 horas, o curso será realizado em oito encontros, sempre às segundas e quartas-feiras, até o dia 11 de junho. A iniciativa está alinhada à Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário, estabelecida pela Resolução CNJ nº 395/2021.
Na abertura do curso, o professor Dr. Fábio Resende de Araújo, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacou o caráter participativo da metodologia adotada e a proposta de aplicação prática dos conteúdos. “Esse é um curso em formato de oficinas participativas, onde vamos nos concentrar em problemas organizacionais e tentar modelar soluções baseadas nos insights comportamentais. É uma teoria inovadora que busca agregar um olhar do comportamento na organização do trabalho, na racionalização dos processos e na efetividade das entregas”, explicou o professor.
Segundo ele, os participantes serão organizados em grupos de trabalho voltados a temas relevantes para a Justiça Eleitoral, com o objetivo de propor soluções que possam ser implementadas nos setores e no laboratório de inovação do tribunal. “Nossa metodologia é essencialmente participativa e aplicada para resolver problemas organizacionais no setor público”, concluiu.
Servidora do TRE-RN há 34 anos, a coordenadora de Gestão da Informação, Andrea Campos, participou do primeiro dia e ressaltou a importância de buscar novas ferramentas para aprimorar o serviço público. “Estou aqui neste curso sobre inovação no serviço público para aprender novas práticas, novas ferramentas para atuar de forma mais eficaz no meu local de trabalho e propor melhorias. Procuro sempre me aperfeiçoar, sempre procurando inovar para que o público tenha o melhor serviço no menor tempo e com a melhor qualidade”, afirmou.
Já o servidor Aléssio Cavalcante, da 69ª Zona Eleitoral, reforçou a motivação pessoal ao se inscrever no curso e demonstrou expectativa quanto ao desenvolvimento prático da temática. “Me inspirou o tema do curso, que é a inovação no Poder Judiciário. Eu acho que nós temos muito a crescer nessa área. Nesse primeiro encontro, foi feita uma abordagem sobre como vai ser o curso, e fica a minha expectativa dos próximos encontros, para a gente ver uma parte mais prática do que seriam os insights comportamentais”, disse.
A metodologia do curso envolve diagnóstico de problemas reais, desenvolvimento de soluções inovadoras e prototipagem, com foco na atuação prática e colaborativa dos servidores públicos.

