TRE-RN participa do Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
Evento teve início hoje e vai até o dia 9 de maio

Teve início nesta terça-feira (6) o 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), que segue até o dia 9 de maio. O evento, cujo tema é “Memória, Cultura e Diversidade”, está sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), com o apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1 – Seção Judiciária do Estado de Goiás).
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a servidora Ana Paula Vasconcelos, do Núcleo do Centro de Memória (NCEM), está ministrando a palestra “Boas práticas: trabalhos colaborativos nas unidades de memória”. Responsável pelo Centro de Memória do TRE-RN, Ana Paula destaca a relevância do evento para as unidades de memória do Poder Judiciário. “Este encontro é essencial para a troca de conhecimento, o fortalecimento de laços entre os órgãos do Judiciário e o incentivo ao compartilhamento de experiências e ao estabelecimento de parcerias na área de memória institucional”, afirmou.
Além de Ana Paula, Andréa Campos, coordenadora de Gestão da Informação do TRE-RN, também participa do evento. Para Andréa, a iniciativa reflete o comprometimento do Poder Judiciário com a preservação de sua história. “A gestão da memória é de suma importância para o Judiciário, e este evento demonstra o empenho da Justiça e do CNJ em promover ações que garantam a preservação da memória dos tribunais”, ressaltou.
Sobre o Encontro Nacional de Memória
Em 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Política Nacional de Gestão da Memória Institucional para os tribunais brasileiros, tanto na esfera estadual quanto na federal. Como parte dessa política, foi criado o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, e o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM).
Desde 2021, o ENAM é realizado anualmente, preferencialmente na semana do Dia da Memória. O primeiro encontro foi realizado de forma virtual. Em 2022, Recife sediou o evento; em 2023, foi a vez de Porto Alegre; em 2024, o encontro aconteceu em São Paulo; e agora, em 2025, Goiânia é a cidade anfitriã.
O objetivo do ENAM é promover discussões sobre a preservação da história e da memória do Judiciário nacional, além de fomentar o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento de ações e projetos nas unidades de memória do Poder Judiciário, como arquivos, bibliotecas e centros de memória (memoriais e museus).

