Lançamento do videocast “Vozes da Inovação” celebra o Dia Internacional da Mulher

Primeiro episódio resgata história da primeira prefeita na América Latina, Alzira Soriano

Primeiro episódio resgata história da primeira prefeita na América Latina, Alzira Soriano

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), o Tribunal realiza hoje o lançamento do Episódio 1 da primeira temporada do podcast/videocast “Vozes da Inovação”, que a partir de entrevistas com mulheres de liderança contará acerca da participação feminina na política. O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Inovação Alzira Inova, a Comissão de Participação Feminina e a Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TRE-RN, com apoio do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN.

Intitulado simplesmente “Alzira”, o episódio de abertura resgata, em 35 minutos, a história da primeira mulher eleita prefeita da América Latina, a potiguar Alzira Soriano, tendo como entrevistadas a advogada Marjorie Cortez, bisneta de Alzira, e a bibliotecária Ana Paula Vasconcelos, curadora do Centro de Memória do TRE-RN, entidade cujo nome oficial homenageia justamente a mulher pioneira que foi Alzira Soriano.

ASSISTA AQUI AO 1º EPISÓDIO: ALZIRA

Marjorie destaca, em uma visão “familiar”, que Alzira foi uma mulher de muita força, determinada e destemida, mas também acolhedora e afetuosa ─ e que gostava de organizar festas. Nessas ocasiões, ela tocava violão, cantava músicas e recitava poesias. Alzira também era uma pessoa que gostava de cozinhar para a família, quando então exercitava seus dotes culinários, além de ter apreço especial pelo artesanato, em especial os bordados e crochês que aprendeu com a mãe.

Ana Paula destacou que o Museu Alzira Soriano recebeu um acervo significativo de peças doadas pela família de Alzira. Entre essas peças estão a foto do dia de sua posse como prefeita e um exemplar de seu discurso de posse, além de recortes de jornais da época, inclusive periódicos norte-americanos que reportaram o evento. Há ainda postais que ela trocou com personalidades tanto da política quanto da elite social da época, não só do Rio Grande do Norte. Todo esse material pode ser consultado a distância, na versão virtual do museu, no endereço eletrônico: https://www.tre-rn.jus.br/institucional/memoria-portal/museu-virtual

Emocionada, Ana Paula discorre em torno da luta das mulheres pelo direito de votar e serem votadas, afirmando que trazer Alzira ao mundo da política só foi possível porque existiram vozes de outras mulheres, como a da feminista Bertha Lutz, e de homens libertários, como Juvenal Lamartine e José Augusto, então governador, clamando em tempos pretéritos em favor do voto feminino. 

“Em um de nossos eventos, depois de ter assistido a uma das palestras, uma jovem de 16 anos disse em entrevista que havia ‘tirado o seu título eleitoral por tirar’, mas depois de constatar o quanto as mulheres haviam lutado para ter o direito de voto, iria a partir de então fazer valer o seu direito de votar”, relata Ana Paula no podcast.

É de Marjorie a narrativa do surgimento do interesse de Alzira Soriano pela política já aos 13 anos, quando passou a tomar conta da agenda política do pai, um coronel da Guarda Nacional que mantinha rotineiramente encontros políticos. “Dos 13 aos 18 anos, Alzira cuidou dessa agenda pessoalmente, mas isso era muito mais do que simplesmente fazer anotações, porque ela passou a escrever inclusive os discursos políticos do pai”, revela a entrevistada.

Quem assistir ao episódio do novo podcast do Tribunal vai poder conferir a brilhante trajetória de Alzira, cercada de circunstâncias muito peculiares que constituíram o perfil de liderança de uma mulher que iria se tornar um das grandes pioneiras da política na América Latina, a exemplo do fato de que ela considerada uma exímia amazona e também praticava tiro. “Mas ela nunca precisou atirar em ninguém, graças a Deus”, afiança aliviada Marjorie.

Alzira também foi, tempos depois de deixar a prefeitura, eleita vereadora por duas vezes, alcançando o pioneirismo de se tornar a primeira mulher presidente de uma câmara legislativa no Estado. 

O podcast é não apenas a explanação acerca da vida de uma personalidade feminina da vida política local, mas sobretudo o relato de um período da história nacional, e mesmo continental, de extrema relevância para a compreensão das circunstâncias sociais e históricas que determinaram a emergência das mulheres como potenciais protagonistas da vida política em todo o país. Uma luta que permanece aguerrida ainda nos dias de hoje.

Sobre o projeto

O projeto “Vozes da Inovação” tem por objetivo fomentar o debate sobre temas inovadores, inclusivos e democráticos, promovendo a participação cidadã na justiça eleitoral e em outros espaços políticos e sociais. 

A primeira temporada, denominada “As Alziras do RN” está sendo desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (PPGCTI) como fruto do projeto “Alziras”, desenvolvido pela mestranda Márcia Regina Miranda Clementino Medeiros e sua orientadora Profa. Doutora Zulmara Virgínia de Carvalho, juntamente com o Alzira Inova e a Comissão de Participação Feminina do TRE/RN. 

Nessa temporada, serão entrevistados especialistas e atores-chave para o fortalecimento da participação feminina na política, de tal forma que os episódio do podcast discutirão diferentes aspectos da inserção da mulher na vida política não apenas local, apresentando desde o pioneirismo feminino no Rio Grande do Norte até questões estruturais como cotas de gênero, financiamento de campanhas e tempo de propaganda em mídias tradicionais. 

O objetivo é incentivar a participação feminina na política e inspirar novas lideranças por meio do conhecimento e da memória. 

Os podcasts serão produzidos sempre em formato de entrevistas, com episódios de aproximadamente 20 a 30 minutos, divulgados quinzenalmente nas principais plataformas de áudio e nas redes sociais. 

A estrutura prevista para os episódios inclui: abertura, com apresentação do tema e dos convidados; contextualização, com breve histórico do tema; discussão principal, constituída da própria entrevista com os especialistas e convidados, explorando o tema em profundidade; e mensagens finais, nas quais há reflexões, desafios e recomendações para o futuro da participação feminina na política. 

Episódios previstos

  • Alzira: com a participação da bisneta de Alzira Soriano, Marjorie Cortez, e da especialista em memória Ana Paula Vasconcelos.
  • Lugar de Mulher é na Política: Cotas e Desafios: sobre participação feminina na política e cotas de gênero – Com uma especialista da UFRN no tema. 
  • O Desafio do Financiamento de Campanhas Femininas: com uma servidora da Justiça Eleitoral especialista no assunto.
  • Tempo de Voz: Propaganda, Mídia e Inovação para Mulheres na Política: Aborda o tempo de propaganda eleitoral e novas estratégias para ampliar a visibilidade feminina.

Equipe 

  • Coordenação Geral: Alzira Inova 
  • Produção e Roteiro: Equipe Alzira Inova, PPGCTI/UFRN e Comissão de Participação Feminina do TRE/RN 
  • Edição e Distribuição: Parceiros de comunicação 
  • Divulgação: Assessoria de Comunicação do TRE-RN e redes sociais do Alzira Inova e TRE/RN.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas e, na sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas;
no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido