Exposição “Mulheres do TRE-RN”
Evento registra a presença feminina na Justiça Eleitoral do Estado

A Esplanada do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte recebe no mês de setembro a exposição “Mulheres do TRE-RN”, que busca retratar 20 anos da presença feminina na Justiça Eleitoral potiguar, homenageando as mulheres que fizeram e fazem a Justiça Eleitoral no Estado. O evento ocorre anualmente como forma de prestigiar as mulheres norte-riograndense e é organizado pelo Centro de Memória Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros, que fica localizado no 1º andar do prédio da Sede do Regional.
De acordo com a servidora Ana Paula Vasconcelos, responsável pelo Núcleo do Centro de Memória (NCM) do Tribunal, diante da representatividade feminina ao longo dos anos, foi necessário definir um corte temporal para compor a mostra. Foram pesquisadas todas as desembargadoras, juízas da Corte e da Escola Judiciária Eleitoral, procuradoras, promotoras, ouvidoras, diretoras-gerais e secretárias para organizar os painéis. “Cada uma vai se somando e juntas estamos formando a Justiça Eleitoral”, afirmou a servidora.
Para esta edição, o corte temporal foi estabelecido de 2005 a 2025 e foi formado com o material disponível no Centro de Memória e com uma pesquisa realizada junto a algumas unidades da Secretaria do Tribunal. Dessa forma, foi possível homenagear todas as mulheres que ocuparam e ocupam cargos na Corte e na administração, bem como as servidoras efetivas, as aposentadas, os cargos em comissão, as requisitadas e cedidas, as terceirizadas e estagiárias. Um detalhe importante é que, com a coleta desses dados, foi criado um mural com os nomes dessas personalidades formando uma digital, símbolo da biometria na Justiça Eleitoral.
Sobre a mostra
A mostra está dividida em 4 partes, que se alternam para suavizar a exposição:
1º BLOCO |
LINHA DO TEMPO COM TODAS AS MULHERES QUE ESTIVERAM À FRENTE DOS CARGOS ACIMA CITADOS, DESDE AS PRIMEIRAS ATÉ AS ATUAIS |
2º BLOCO |
OBRAS DE ARTE CRIADAS PELO SERVIDOR DO TRE-RN E ARTISTA PLÁSTICO REY VINAS, QUE BUSCOU REPRESENTAR AS PRIMEIRAS MULHERES EM CADA CARGO E AS ATUAIS JUÍZAS DA CORTE |
3º BLOCO |
DIGITAIS FORMADAS COM O NOME DE TODAS AS MULHERES QUE ATUARAM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS NO TRE-RN |
4º BLOCO |
LINHA DO TEMPO REPRESENTANDO A LUTA FEMININA PARA OCUPAR O ESPAÇO QUE CABE ÀS MULHERES POR DIREITO, OU SEJA, O ESPAÇO QUE ELAS ESCOLHERAM PARA SI |
Ana Paula reforça que esse projeto terá continuidade, com um recorte temporal mais extenso, buscando identificar histórias ainda desconhecidas e torná-las públicas. “Esta exposição não está finalizada. As pesquisas continuarão até o início da Justiça Eleitoral no nosso Estado, para que seja possível recuperar essa parte importante da Memória Institucional em futuras exposições, nas quais possamos homenagear todas, sem exceção”, destacou a servidora.
A exposição é aberta ao público e todos estão convidados a prestigiar essa mostra, conforme horário de expediente: das 8h às 14h, de segunda a sexta.

