Projeto DNA é apresentado a servidores de Pau dos Ferros, Mossoró e Caicó
Servidores participaram da devolutiva do perfil comportamental e discutiram melhorias nos processos de trabalho

Dando continuidade ao projeto DNA Organizacional nas Zonas Eleitorais, os servidores Waldylécio Souza, Suely Bezerra, Suellen Soares e Elizângela Isidoro, integrantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Organizacional, estiveram nos polos de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró, realizando a etapa de devolutiva de perfil comportamental dos participantes.
No dia 3 de setembro, ocorreu o encontro com os servidores do polo de Pau dos Ferros, composto pelas Zonas Eleitorais da Região Oeste (37ª, 38ª, 39ª, 40ª, 41ª, 43ª, 63ª, 65ª). Já o encontro do Polo de Caicó, no dia 4 de setembro, contou com a participação das Zonas da Região Seridó (20ª, 21ª, 22ª, 23ª, 24ª, 25ª, 26ª, 27ª). Em Mossoró, o evento ocorreu nos dias 10 e 11 e abrangeu as Zonas 29, 33, 34, 35, 36, 45, 49, 54 e 58.
Na ocasião, cada participante teve a oportunidade de conhecer o seu relatório de perfil comportamental e explorar os detalhes do conteúdo, que traz uma vasta gama de informações sobre os perfis, proporcionando insights comportamentais e reflexões sobre suas forças, bem como áreas de potenciais melhorias.
Durante a devolutiva foi realizada ainda uma contextualização da utilização da ferramenta na perspectiva do planejamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e suas diretrizes no que concerne à Gestão de Pessoas. Os servidores puderam conhecer o DNA Organizacional da Zonas Eleitorais e refletir sobre como implementar melhorias em seus processos de trabalho e atividades desenvolvidas nos Cartórios Eleitorais, a partir do perfil médio apresentado pelas Zonas.
Suely Bezerra, uma das facilitadoras deste processo, expressou sua impressão sobre o momento: “Considero que a realização da segunda etapa do DNA organizacional com as zonas eleitorais de forma presencial foi o grande diferencial nesse trabalho, porque foi possível oportunizar as mesmas condições, tanto na devolutiva do relatório do perfil comportamental, quanto na apresentação do DNA das Zonas e nos trabalhos em grupo, permitindo as trocas, os compartilhamentos, às reflexões próprias desse tipo de atividade. Posso dizer que estamos voltando certos de que esse trabalho pode render bons frutos, desde que possamos encontrar formas de interiorizar as ações voltadas para Pessoas, o que certamente poderá impactar positivamente nas atividades finalísticas do TRE-RN”.
Com isso, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) encerra a fase de implantação da ferramenta Cis Assessment no Tribunal e passa a planejar a aplicação dos dados compilados em seus processos de trabalho.
DNA Organizacional
DNA organizacional é um conceito que se refere ao conjunto de características fundamentais que definem a identidade de uma organização, como seus valores, cultura, comportamentos, missão, visão, formas de trabalho, estrutura e estilo de liderança. Assim como o DNA biológico determina as características de um ser vivo, o DNA organizacional influencia como uma instituição funciona, se comporta e se adapta às mudanças.

