Centro de Memória Prof. Tarcísio Medeiros

O Centro de Memória Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros, criado em 2003 (Resolução TRE-RN nº 10/2003 e Resolução TRE-RN nº 11/2003), passou a integrar a estrutura da Escola Judiciária Eleitoral, como Núcleo do Centro de Memória, após a aprovação da Resolução nº 3, de 14/02/2019. 

Sua responsabilidade social é resgatar a memória institucional e divulgar a memória eleitoral. É um espaço aberto ao público em geral, localizado na sede do TRE-RN e funcionando no horário de expediente do órgão.

As pesquisas desenvolvidas visam apresentar a biografias dos Desembargadores e Corregedores do Regional, relatar a evolução das Zonas Eleitorais, apresentar os resultados de eleições, embasar e definir os roteiros das exposições e realizar pesquisas com vistas a publicações de folders, cartilhas e livros sobre temas referentes à Justiça Eleitoral.

Com a publicação da Resolução CNJ nº 324/2020, estabelecendo novas diretrizes sobre a gestão da memória, foi aprovado o Regimento Interno do Centro de Memória

Com o contexto de ampliação de serviços digitais e ambientes virtuais nos órgãos públicos, foram lançados em 27/08/2020 o Museu Virtual do TRE-RN e o Museu Virtual Alzira Soriano. 

 

A gestão da memória foi alçada à condição de política nacional judiciária pela Resolução CNJ nº 324/2020 , que instituiu diretrizes e normas sobre o tema, além de dispor sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - PRONAME.

O normativo define a gestão da memória como o conjunto de ações e práticas de preservação, valorização e divulgação da história contida nos documentos, processos, arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, personalidades, objetos e imóveis do Poder Judiciário, abarcando iniciativas direcionadas à pesquisa, à conservação, à restauração, à reserva técnica, à comunicação, à ação cultural e educativa.

No âmbito do TRE-RN, foi aprovada em 2021, em conformidade com as diretrizes da norma nacional, a política de gestão de memória, assim como designada a comissão permanente responsável pela matéria.

Normativos de referência
Resolução TRE-RN nº 52/2021 - Aprova o Regimento Interno do Centro de Memória Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros
Resolução TRE-RN nº 53/2021 - Institui a Política de Gestão da Memória e dispõe sobre as diretrizes para a implantação do Programa de Gestão da Memória (PGM) no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte
Portaria nº 245/2021-DG - Designa servidoras e servidores para comporem a comissão permanente de gestão da memória (CPGM)

Ainda em consonância com a Resolução CNJ nº 324/2020, o TRE-RN estruturou o seu Portal da Memória , onde estão reunidas diversas informações sobre a memória Institucional.

Saiba mais sobre a gestão da memória: https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/programas-projetos-e-acoes-do-tre-rn/gestao-da-memoria

Museu Virtual do TRE/RN        

O ambiente virtual contempla informações sobre a história do museu, estrutura física e acervo, além de informações sobre pesquisas e exposições promovidas pelo CM.

Museu Virtual Alzira Soriano

O ambiente propicia um passeio iconográfico da história pessoal e pública de Alzira Soriano, primeira prefeita do Brasil e uma das pioneiras do protagonismo feminino no cenário político-eleitoral do país.