Escola da Magistratura do RN lança Rede de Escolas Judiciais e de Governo

Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana faz parte da Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN)

Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana faz parte da Rede de Escolas Judiciais e de G...

O lançamento da Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN), ocorreu nesta segunda (29), no auditório da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva (ESMARN/TJRN), com a presença dos representantes das sete escolas que compõem a Rede. 

A REJUG-RN é uma articulação de livre adesão entre as instituições públicas do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo geral de proporcionar o aumento da eficiência e da eficácia das ações destas instituições quanto à formação, capacitação e contínuo aperfeiçoamento dos seus servidores e agentes públicos, incentivando trabalhos em parceria, bem como colaborações e intercâmbios de experiências.

A iniciativa da criação desta estrutura foi da atual diretora da ESMARN e primeira coordenadora da REJUG,  a desembargadora Zeneide Bezerra, que em seu discurso agradeceu às Escolas que se comprometeram a formar essa parceria e trabalhar em rede. "Estamos aqui nos entrelaçando nesse grande tear, oficializando a constituição da REJUG. Foi uma ideia que se transformou num sonho institucional coletivo que hoje se torna uma realidade. Eu estou muito feliz e muito grata a cada dirigente das Escolas e centro de estudos participantes da REJUG-RN", agradeceu a desembargadora.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gilberto Jales, falou da importância de trabalhar em parceria: "Necessário aqui é construirmos uma rede de escolas que possam produzir muito conhecimento nesse Estado, que possa trazer à gestão pública do Rio Grande do Norte, a capacitação e a capacidade de resolver os graves problemas que nós temos no Estado. Em boa hora, a ideia de formar uma rede de escolas. A Escola do Tribunal de Contas do Estado já tem uma certa expertise nessa atuação em rede. Nós trabalhamos em uma rede com os demais Tribunais de Contas do Brasil e essa rede é coordenada pelo Instituto Rui Barbosa".

O conferencista da noite foi o professor José Bezerra Marinho, que abordou o tema “Desafios e Resultados da Inovação em Rede”. Ele destacou a crescente necessidade da sociedade de entender que todos estão conectados e precisam uns dos outros. Ao falar dos seus vinte anos dedicados ao trabalho na África, ele citou um provérbio ubuntu, que diz que “Uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas”, para ressaltar como se constrói uma sociedade forte e preocupada com o bem comum.

Fizeram parte da mesa, a diretora da ESMARN, desembargadora Zeneide Bezerra; do presidente do Tribunal de Justiça (TJRN), desembargador Amílcar Maia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gilberto Jales; o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz José Carlos Dantas; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE), desembargador Cornélio Alves; da Procuradora-Geral de Justiça Elaine Cardoso de Matos; do Procurador-Geral do Estado Adjunto, José Duarte Santana; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT), o desembargador Eduardo Rocha e do Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, João Maria de Lima.

A diretora da EJE-TRE/RN, a juíza Ticiana Nobre, também fez parte da assinatura do Acordo e destacou o trabalho de educação cidadã que a Escola desenvolve não apenas com servidores, mas com os eleitores do Estado, que incluem jovens de diversas escolas do RN. A coordenadora administrativa da ESMARN, a juíza Hadja Rayanne, reforçou  a necessidade de todos funcionarem em rede, beneficiando todos os envolvidos nesse Acordo.

Quem faz parte da Rede e quais serviços

Com atuação conjunta, a REJUG-RN terá como compromisso a promoção da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, a valorização da diversidade e o compartilhamento de recursos humanos entre as escolas durante a execução de atividades específicas, além do compartilhamento de boas práticas entre as Partícipes. Com uma proposta de gestão colaborativa e horizontal, a coordenação da Rede funcionará alternadamente entre as escolas, sendo a Esmarn, sob a direção da Desembargadora Zeneide Bezerra, a primeira a assumir a tarefa.

Com esta formatação da rede, um dos principais ganhos para os servidores públicos dos poderes é a ampliação da oferta em cursos e atividades em geral, observada a disponibilidade, para servidores e agentes públicos vinculados às partes, como participantes de atividades de capacitação, aperfeiçoamento e de formação continuada promovidas pelas escolas. Também amplia-se o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e a satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.

Firmam o Acordo de Cooperação Acadêmica, Científica e Técnica as seguintes instituições: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN; Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira - ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado ; Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido