Solenidade de posse da juíza Suely Fernandes como titular da Corte
As juízas Suely Fernandes e Martha Danyelle, titular e suplente, permanecerão durante o biênio 2024-2026

Em cerimônia solene realizada no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) na tarde desta terça-feira (11), Dra. Suely Maria Fernandes, tomou assento na Corte Eleitoral para o biênio 2024-2026, em uma das vagas destinadas a membros da magistratura. A juíza e sua substituta, Dra. Martha Danyelle SantAnna, já haviam sido empossadas no dia 3 de junho, no gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral, pelo presidente em exercício, desembargador Expedito Ferreira.
A sessão solene desta terça, foi conduzida pelo presidente do TRE-RN, o desembargador Cornélio Alves, com a presença do Vice-Presidente e Corregedor, Expedito Ferreira, dos juízes da Corte, Fabio Bezerra, Marcello Rocha e Ticiana Nobre, e da Procuradora Regional Eleitoral, Dra. Clarisier Azevedo. Estiveram presentes à solenidade, o desembargador Dilermando Mota, representando o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Amílcar Maia; o procurador-geral do estado Antenor Roberto Medeiros, representando a governadora do Estado, Fátima Bezerra; o deputado e representante da Assembleia Legislativa, Kleber Rodrigues; a advogada Danuza Alvarenga, representando o desembargador Cláudio Santos; a advogada e ex-juíza da Corte, Dra. Adriana Magalhães; o procurador do município de Natal, Bruno Macedo; entre outras autoridades.
No início da cerimônia, os filhos da juíza, Karina Silveira Silva e Mayron Silveira Silva, vestiram a toga na magistrada. Na sequência, o presidente Cornélio Alves, em nome da Corte, deu as boas vindas à Dra. Suely Fernandes como membro titular. “A participação da Dra. Suely nesta Corte não será algo novo, uma vez que ela já participou como suplente no biênio de 2022 a 2024. Destaco que Vossa Excelência reúne todos os requisitos necessários à condição de juíza desta Corte, tendo o Tribunal de Justiça do RN sabiamente escolhido Vossa Excelência e Dra. Martha para vossa função operante na Justiça Eleitoral”, declarou.
Com um vasto currículo na área jurídica, atualmente, Suely Fernandes é juíza da 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária da comarca de Natal e do Gabinete 03 do 1º Núcleo de Justiça 4.0 no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte.
Representando o Ministério Público Eleitoral, a procuradora Clarisier Azevedo também deu as boas-vindas às juízas Suely Fernandes e Martha Danyelle. “Tive a oportunidade de ser colega de ambas e acompanhar o trabalho de ambas como magistradas e boas juízas que são. Certamente abrilhantarão este Tribunal neste momento crucial das vésperas das eleições municipais”, disse a procuradora. Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Dra. Clarice também reforçou a alegria que era ver mulheres ocupando espaços significativos na Justiça Eleitoral.
Em um discurso emocionado, a juíza Suely Fernandes agradeceu a presença de todos. “Chego a esta Corte na rotina de uma vida inteiramente dedicada à magistratura. Em verdade, não chego sozinha, trago comigo na bagagem e na memória o mesmo sonho de ver a justiça triunfar, para que estas mãos não se deixem manchar pelos nódulos da injustiça. (...) Diante de todos, é como se, num milagre de transcendência, também tomasse posse a figura de Nísia Floresta, a maior de todas as norte-rio-grandenses e grande pioneira na defesa dos direitos das mulheres. Ser juíza e, portanto, ter a missão de julgar, não foi um acaso, imposição do destino e muito menos um castigo a pesar sobre meus ombros. É um encanto que vive em mim até hoje, apaixonada que sempre fui pela busca da verdade e da justiça”, declarou a nova juíza titular da Corte do TRE-RN.
O biênio começou este ano e vai até 2026. Os juízes que compõem o Pleno da Justiça Eleitoral são escolhidos pelos desembargadores que compõem o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado. As duas foram indicadas à unanimidade no dia 15 de maio de 2024, e devem representar de maneira honrada e justa as decisões da Justiça Eleitoral no estado do RN.














