Pop Biometria: primeira etapa da campanha ocorreu em Parnamirim

A campanha tem como objetivo ampliar os números de eleitores com a biometria coletada

A campanha tem como objetivo ampliar os números de eleitores com a biometria coletada

A primeira etapa da campanha Pop Biometria ocorreu neste sábado (13), na Câmara Municipal de Parnamirim. A ação foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) em parceria com a Câmara de Vereadores, e também contou com a participação do ITEP-RN e do SENAC-RN, que, na ocasião, ofereceram emissão de carteira de identidade (RG) e serviços de beleza como corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, ambos gratuitamente. A ideia era, além de ampliar o cadastro da coleta biométrica dos eleitores no sistema, proporcionar serviços em um dia propício para a população se deslocar, em uma unidade central e sem custo. 

O TRE-RN, em nome da presidente, celebrou o sucesso da campanha e a parceria firmada entre o órgão e a Câmara de Vereadores. “A importância dessa parceria firmada entre o TRE do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Parnamirim surgiu da necessidade do TSE, por meio da presidente Carmen Lúcia, de que fossem melhorados os índices de biometria em todos os Estados. Foi detectado que no RN, Parnamirim é o município que tem mais de 10.500 eleitores sem biometria. Então essa ação hoje realizada é o início de uma campanha para que possamos fomentar ao eleitor essa busca para fazer a sua biometria, e a Câmara Municipal dispôs esse espaço maravilhoso, climatizado e bem estruturado. Isso foi muito importante também para o TRE, que veio com sua equipe realizar este trabalho”, declarou a presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo. 

A juíza eleitoral Leila Nunes, titular da 50ª Zona Eleitoral, que abrange todo o município de Parnamirim, reforçou que, para além desta ação, aqueles que não conseguirem atendimento neste dia, podem buscar o cartório ou a Central do Cidadão em outro momento para atualizar os dados eleitorais. “Essa ação é muito importante porque visa captar o eleitor que tem seu título de eleitor, mas que infelizmente, por algum motivo, não fez a coleta da sua biometria. Ela está acontecendo hoje, mas nos dias úteis o cartório eleitoral funciona das 8h às 13h, e existe também o serviço eleitoral na Central do Cidadão. Então para o eleitor só existe facilidade para que esse serviço possa ser feito”, comentou a juíza. 

Eduarda Medeiros é estagiária da Câmara e ainda não havia feito a coleta biométrica desde que tirou seu título de eleitor. Ela comentou sobre a falta de tempo no dia a dia devido ao trabalho e aos estudos, para poder ir até um cartório fazer a coleta da biometria, e reforçou a importância de ações como essa para possibilitar ao público eleitor um dia mais flexível e com um local mais acessível para toda a comunidade. “Eu vim buscar o cadastramento da biometria porque desde que eu tinha feito o título, quando eu tinha 16 anos, eu não fiz a coleta, porque era pandemia. E por a zona eleitoral de Parnamirim ficar um pouco distante da minha casa, eu sempre adiei, e agora, por estar no meu local de trabalho, estou aqui hoje também trabalhando, resolvi aproveitar o serviço e já coletei”, afirmou Eduarda. A estudante ainda comentou sobre a necessidade de estar com o seu cadastro eleitoral em dia. “É muito importante você exercer a sua cidadania votando em um representante que vai levar melhorias para a sua cidade, e para isso, você tem que estar em dia com a sua situação eleitoral”, complementou. 

Um dos grandes sucessos da campanha, além da coleta da biometria, é ver a participação ativa do público jovem, buscando tirar o título de eleitor como preparação para as Eleições Gerais que ocorrem no próximo ano. A estudante Mariana Melo soube da campanha por meio de divulgação nas redes sociais e aproveitou para ir até a Câmara tirar o seu primeiro título eleitoral. “Eu fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e vim fazer o meu primeiro título, já aproveitei e deixei tudo em dia, coletando a biometria. Foi um processo bastante tranquilo e rápido”, afirmou Mariana. Ela também reconhece a importância do voto consciente nesse processo. “É extremamente importante, principalmente para os jovens ter essa atividade na política e lutar cada vez mais por melhorias no nosso Estado”, comentou. 

A ação social seguirá por outros municípios, por meio de parcerias com as zonas eleitorais do Estado, visando reduzir o número de eleitores sem cadastro biométrico e, assim, trazer mais celeridade na hora do voto e menos riscos de fraudes no momento da confirmação da identificação dos eleitores. 

Benefícios de ter a biometria cadastrada

Além do uso nas eleições, a biometria possibilita o acesso a diversos serviços públicos, como a obtenção do Selo Ouro no aplicativo gov.br e a identificação civil para benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio-doença e aposentadoria.

Como Participar do #PopBiometria

O processo de coleta da biometria é rápido e gratuito e dura, em média, de 10 a 12 minutos. Para realizar o cadastro da biometria, o eleitor deve apresentar: 

  •  Documento oficial com foto; e
  •  Comprovante de residência recente. 

Os documentos podem ser físicos ou digitais e não precisa apresentar cópia (xerox). No local, será feita a coleta das digitais (de todos os dedos das mãos direita e esquerda), assinatura (exceto para quem não sabe ler ou escrever ou tem dificuldade de escrita) e uma fotografia.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.