Desembargador Cornélio Alves participa do 1º Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária

Rede Nordeste de Cooperação Judiciária tem adesão de cerca de 30 tribunais do nordeste

Rede Nordeste de Cooperação Judiciária tem adesão de cerca de 30 tribunais do nordeste

Nesta segunda-feira (25), magistrados (as) do nordeste se reuniram no 1º Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária. O evento aconteceu durante todo o dia na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e abordou a cooperação judiciária nacional e soluções para os problemas complexos e comuns envolvendo as unidades judiciárias, órgãos e tribunais da região.

O desembargador Cornélio Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), esteve presente representando o Eleitoral do RN e ressaltou a importância da formação dessa Rede. “A iniciativa de reunir magistrados, servidores e especialistas de diversos estados do Nordeste para discutir temas relevantes como a cooperação processual, a inteligência artificial e a resolução de conflitos é louvável. O compartilhamento de experiências e boas práticas, a troca de conhecimentos e a criação de laços de colaboração entre os membros da Rede serão fundamentais para o aprimoramento do sistema judicial do Nordeste”, declarou o desembargador Cornélio. 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e coordenador da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho, destacou a importância da iniciativa durante a abertura do evento. “Hoje é um dia histórico para a cooperação em nossa região. O pontapé inicial para que passemos a incluir nas rotinas dos nossos tribunais, a atuação integrada para solução de problemas jurisdicionais ou administrativos, no âmbito do poder judiciário ou com outras instituições”, disse.

O coordenador também citou exemplos de avanços ocorridos em virtude da cooperação entre as instituições, como a realizada entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e os municípios de João Pessoa e Campina Grande onde, por meio do Termo assinado, pretende-se extinguir mais de 66 mil execuções fiscais. 

Durante a programação do 1º Encontro da Rede Nordeste de Cooperação foram ministradas as palestras “Cooperação Judiciária - Visão geral” e “Cooperação Judiciária como meio do incremento da eficiência da prestação jurisdicional”, a mesa redonda “Cooperação como meio de criação de uma comunidade judiciária”, uma conversa sobre “Prática da cooperação judiciária”, além de oficinas e grupos de trabalho. Ao final, haverá apresentação e votação das propostas e encaminhamentos. A Rede Nordeste de Cooperação Judiciária surgiu com a assinatura do Termo de Adesão por 28 tribunais do nordeste, incluindo o TRF da 1ª Região. O seu lançamento aconteceu durante o II Encontro da Rede Nacional de Cooperação, em agosto de 2022, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Encontro Nacional é realizado anualmente, conforme a Resolução 350/2020.

PROGRAMAÇÃO

REDE NORDESTE DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA

DIA 25.03

09h – Abertura - Rede Nordeste de Cooperação Judiciária

09h30 - Palestra Prof. Murilo Avelino (UFPE) – Cooperação Judiciária - Visão geral

10h - Palestra Gustavo Quintanilha (TJRJ) - Cooperação Judiciária como meio do incremento da eficiência da prestação jurisdicional

10h30 – Intervalo

10h45 – Mesa redonda: - “Cooperação como meio de criação de uma comunidade judiciária”

Moderador:  Silvio Neves Baptista Filho (TJPE)

Debatedores: Leandro Fernandez (TRT6) / Marco Bruno Miranda (JFRN) / Moacir Ribeiro (TJPE)

12h – Intervalo

14h - Mini Talk – Prática da cooperação judiciária – Kátia Sena (TJPA)

15h - Oficinas e Grupos de Trabalho

17h - Apresentação e votação das propostas e encaminhamentos

19h - Encerramento oficial e lançamento do Selo

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido