TRE-RN promove 2ª Oficina de Linguagem Simples na sala Alzira Inova

Servidores das zonas eleitorais e da sede do Tribunal apresentaram maneiras de simplificar a carta convocatória de mesários

Servidores das zonas eleitorais e da sede do Tribunal apresentaram maneiras de simplificar a car...

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) realizou na última sexta-feira (15), a oficina “Carta convocatória inclusiva, com uso de linguagem simples”, na sala Alzira Inova, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A formação tem o objetivo de incentivar o uso de uma comunicação mais simples, objetiva e inclusiva, facilitando o acesso da população aos serviços públicos oferecidos pela Justiça Eleitoral potiguar. 

“Na primeira oficina nós tivemos uma abordagem conceitual sobre linguagem simples e hoje nós estamos, de maneira mais específica, criando um produto que é a ‘carta convocatória para os mesários’, neste padrão da linguagem simples que é o objetivo do laboratório: simplificar a informação, para que seja mais compreensível a todos os destinatários”, relatou José Carlos Junior, chefe de cartório da 5ª zona eleitoral, localizada em Macaíba/RN.

A oficina, que é a segunda integralizada, faz parte do conjunto de ações planejadas pelo LIODS, que estão em conformidade com a Recomendação nº 144 do CNJ e com a Resolução TRE-RN nº 113, de 20 de outubro de 2023, que recomenda o uso da linguagem simples em todos os atos administrativos e judiciais.

Durante a formação, os grupos puderam discutir em conjunto, maneiras de tornar a linguagem utilizada na carta convocatória para os mesários, em algo mais claro e simples. “O mesário é uma pessoa que está lá na ponta na eleição, é uma figura muito importante para o bom desempenho das eleições, e eles têm muitas dúvidas ao receber a carta tradicional porque a convocação traz com ela diversas informações: onde atuar, a função que vai exercer, os impedimentos, os benefícios e a parte do treinamento. Então, às vezes numa carta tradicional, de um texto corrido, a informação ficava muito difícil de ser entendida. O nosso objetivo é fazer com que todas essas informações consigam ser apreendidas pelo mesário de uma maneira mais prática e até mesmo mais lúdica”, relata José Carlos.

Na ocasião, algumas cartas convocatórias de eleições anteriores foram apresentadas para discussão de novos formatos com novas linguagens, adaptando também ao contexto comunicacional das novas tecnologias, principalmente na linguagem produzida para a internet, em que o público alvo está imerso. Dentre as novas práticas comunicativas está a inserção de links e QR-codes, por exemplo.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido