TRE-RN homenageia autoridades com Medalha Tavares de Lyra
Medalha foi entregue no dia em que a Justiça Eleitoral no RN celebrou 80 anos de sua reinstalação

Na tarde desta quinta-feira (12), após a Sessão Plenária nº 45, ocorreu a solenidade de entrega das medalhas do “Mérito Eleitoral Ministro Tavares Lyra”, instituída para agraciar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral no âmbito do Rio Grande do Norte.
As medalhas foram concedida a 8 autoridades do estado, tais sendo: o general Klauber Rogério Candian, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; o coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, comandante-geral da Polícia Militar do RN; Ana Cláudia Saraiva Gomes, delegada-geral da Polícia Civil do Estado; Péricles Venâncio dos Santos, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN; Larissa Freitas Carlos Perdigão, superintendente da Polícia Federal no RN; Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, procuradora-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (que deverá receber em data posterior); Francisco Canindé de Araújo, Secretário de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social; e Osmir de Oliveira Monte, Secretário-Adjunto da Secretária de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social.
Lembrando da importância do ministro que deu nome à medalha, Maria Lourdes Azevêdo – Presidente do TRE-RN –, falou sobre a importância histórica de Augusto Tavares Lyra para a região nordeste. “O valor desta honraria também se assenta na trajetória daquele que lhe dá nome: o Ministro Augusto Tavares de Lyra. Parlamentar, historiador e estadista, foi um defensor incansável dos interesses do Nordeste e do Brasil, tendo voltado sua atuação à organização institucional e ao enfrentamento de desafios estruturais, como o flagelo da seca”, disse a Presidente.
De relevância nacional, a medalha já foi concedida a nomes de inquestionável projeção nacional, como os Ministros Ricardo Lewandowski, Francisco Fausto Paula de Medeiros e César Asfor Rocha, bem como a figuras eminentes da magistratura potiguar, como os Desembargadores Dúbel Ferreira Cosme, Amaury Moura Sobrinho, Amílcar Maia, Gilson Barbosa, Zeneide Bezerra, entre outros.
Para saber mais sobre Augusto Tavares de Lyra, acesse este link.
Entre as autoridades que compareceram à solenidade, esteve presente – compondo a mesa com os membros da Corte Eleitoral desta casa – o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto, representando a Governadora Fátima Bezerra.
Agradecendo aos serviços prestados pelas autoridades agraciadas com a medalha, a Presidente do TRE-RN enfatizou a importância de cada um no desenvolvimento de eleições seguras e participativas. “Cada uma e cada um dos senhores, em sua função e instituição, contribuiu decisivamente para o sucesso do último pleito. Esta medalha é mais do que uma distinção: é o reconhecimento da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte pela parceria institucional, pelo zelo democrático e pela atuação incansável em prol da sociedade”.
12 de junho: dia da reinstalação da Justiça Eleitoral no RN
A medalha costuma ser entregue no dia em que a Justiça Eleitoral no RN celebra sua reinstalação, no dia 12 de junho. E em comemoração aos 80 anos desse evento histórico, o Centro de Memória Professor Tarcísio de Medeiros, preparou uma exposição, na esplanada do Regional, com banners que trouxeram a cronologia dos fatos e falaram de nossa história, tendo como propósito manter viva não apenas a memória dos homens e das datas, mas a memória das forças criadoras desses momentos históricos.