Agenda pela Equidade e Diversidade conclui 1ª etapa de atendimentos
Foram realizados 98 atendimentos eleitorais nas comunidades indígenas e quilombolas

Com atendimentos na comunidade quilombola de Acauã, em Poço Branco (24/03), na comunidade indígena do Amarelão em João Câmara (25/03) e na comunidade quilombola de Capoeiras, em Macaíba (26/03), foi realizada a primeira etapa dos atendimentos eleitorais nas comunidades indígenas e quilombolas.
Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral nessas comunidades, fazem parte do projeto Agenda pela Equidade e Diversidade, promovido pelo Laboratório de Inovação (LIODS) Alzira Inova, coordenado pela juíza auxiliar da presidência, Ana Paula Barbosa, juntamente com a Comissão de Equidade Étnico-Racial e Diversidade, presidida pelo juiz João Makson Bastos de Oliveira.
Foram realizados ao todo, 98 atendimentos de autodeclaração e inscrição eleitoral sendo 30 em Poço Branco, 23 em João Câmara e 45 em Macaíba.
O TRE-RN aderiu ao pacto nacional do judiciário pela equidade racial e a servidora Juliana Aguiar, gestora do pacto, ressalta a importância do TRE ir até as comunidades para que “as diversas etnias tenham a chance de se autodeclarar e com isso trazer números reais para a identidade étnica do povo brasileiro e tenham também o pleno direito do exercício da cidadania”.
A segunda etapa da agenda acontecerá em abril e contemplará as comunidades existentes nos municípios de Canguaretama (08/04), Santo Antônio do Salto da Onça (09/04) e Goianinha (10/04).

