EJE ministra palestra sobre democracia na Semana da Juventude em Goianinha
Solon Almeida, chefe de gabinete da EJE-TRE/RN, discursou sobre voto consciente na Escola Estadual João Tibúrcio

Nesta segunda-feira (29), a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJE/TRE-RN) participou da Semana da Juventude no município de Goianinha. O evento faz parte do projeto Caravana da Juventude do Governo do Estado, que ocorre nos municípios e é promovido pela Prefeitura de cada cidade, por meio das secretarias. Em Goianinha, a ação foi planejada e organizada pela Subsecretaria da Juventude, que faz parte da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Com palestras e ações de cidadania, a Semana é dedicada aos jovens de 15 a 29 anos, a fim de proporcionar consciência crítica sobre seus direitos e o cuidado com a saúde.
Como parte do planejamento, a EJE foi convidada para ir à instituição para discursar em uma palestra sobre cidadania, direitos, democracia e confiabilidade no processo eleitoral. O chefe de gabinete da Escola Judiciária, Solon Almeida, falou sobre desinformação, a segurança do voto eletrônico e a importância do cadastro eleitoral a partir dos 15 anos para contribuir na escolha de bons representantes para o país. “A gente tenta sensibilizar os jovens quanto à importância da participação, e esta vai desde o alistamento eleitoral até uma escolha que seja pensada e refletida, apresentando para eles a questão da votação e o momento de confirmação dos direitos na sociedade democrática, e associado a tudo isso, um debate sobre o que é desinformação, como ela impacta no nosso cotidiano e como precisamos combatê-la com uma postura ativa e cidadã”, afirmou Solon.
A prefeita da cidade, Nira Galvão, esteve na abertura do evento e mencionou como o projeto pode aproximar a gestão de todos os públicos. “Para mim é motivo de gratidão e realização como pessoa, porque há 7 anos, em uma roda de conversa durante a pré-campanha, me perguntaram o que eu tinha a oferecer para a juventude e surgiu o sentimento de criar a secretaria para a juventude, e desde que ela foi criada em 2021, ela vem crescendo e desenvolvendo políticas públicas para os nossos jovens. Além disso, em quase todas as secretarias tem jovens atuando, de modo que estamos incluindo eles na gestão para que eles conheçam o que é fazer gestão, o que é fazer políticas públicas, e também mostrar para eles que temos entraves, burocracias e por isso não avançamos mais”, comentou a prefeita.
Entre os serviços ofertados, além da palestra promovida pela EJE sobre democracia, foi reforçada a presença feminina em espaços de política, com mulheres que também palestraram sobre outros temas, como por exemplo educação sexual nas escolas, a importância do cuidado com o corpo e com a saúde, além de palestra com a Defensoria Pública, alertando para a preservação dos direitos e proteção de quaisquer violências, sejam elas físicas ou emocionais.
Em parceria com outros órgãos públicos, esteve presente a secretaria de Saúde, ofertando o cadastro no RN + Vacina, com a disponibilidade de vacinação contra a febre amarela, HPV, gripe e outras; emissão de carteiras de estudante gratuitas para a garantia de direitos de meia-entrada para os estudantes; e o CadÚnico, órgão do governo que funciona como instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social.
A estudante de 17 anos, Karyne Lima, que foi eleita para o cargo de vice-líder de turma nas eleições escolares do projeto Eleitor do Futuro, promovido pela EJE, salientou a necessidade de ações como essa para proporcionar aos jovens o acesso ao conhecimento desses serviços, que muitas vezes não chegam ao acesso de todos de forma igualitária. “Muitos aqui tem em mente que conhece de forma abrangente os direitos dos jovens e adolescentes. Quando vão lutar por eles, não têm esse conhecimento, então ter essas palestras, falar sobre a gente, exercer o nosso papel de cidadão, ter um título de eleitor, a carteirinha de estudante, palestras sobre saúde, é algo muito essencial, tanto para os alunos como para quem trabalha dentro da instituição, porque ao ver a ignorância do não saber, causa muitos problemas e dificuldades”, explicou a estudante.
O projeto se estende ao longo da semana, com encerramento marcado para a quinta-feira (2), em outras instituições, levando mais conhecimento, acessibilidade e inclusão para a vida política da cidade, por meio das ações de cidadania.

