Gestão de Projetos

Logo do Escritório Corporativo de Projetos do TRE/RN

As iniciativas elencadas abaixo integram o plano do biênio 2018-2020, sob a gestão dos desembargadores Glauber Antonio Nunes Rêgo e Cornélio Alves de Azevedo Neto, respectivamente Presidente e Vice-Presidente/Corregedor do TRE/RN.

Foi formalizado e aprovado pela Resolução TRE/RN nº 42/2018, em cumprimento ao que determina o art. 20, LIV, do Regimento Interno do TRE/RN, que confere ao Presidente a atribuição de submeter ao Tribunal a aprovação do plano de gestão do respectivo mandato, alinhado ao planejamento estratégico da instituição, visando assegurar a continuidade administrativa.

A sua elaboração tomou por base as diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Poder Judiciário e, igualmente, pelo TSE para a Justiça Eleitoral. Contempla projetos inovadores e ações específicas visando dar continuidade a avanços já obtidos em gestões anteriores, neste caso, a partir do aprimoramento ou retomada de iniciativas  existentes.

Clique na iniciativa para obter informações detalhadas e em cronograma geral saber mais sobre o progresso dos projetos e ações institucionais que estão sendo desenvolvidas para o cumprimento do plano de gestão.

ID                          

INICIATIVAS DO PLANO DE GESTÃO 2018-2020

Status atual

Proj 012018

Implantação de usina fotovoltaica

Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 02/07/2020

CONCLUÍDO 

Proj 022018

Projeto Nova Polis

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

Proj 012019

Implantação do Programa Ensino a Distância

Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 06/07/2020

EM EXECUÇÃO

Proj 052019

Melhoria dos processos de contratações 

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

Proj 062019

Implantação do PJe no 1º grau

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

Proj 072019

Gestão eficiente de resíduos no TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 06/07/2020

EM EXECUÇÃO

Proj 082019

Projeto Tribunal aberto à comunidade

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

Proj 092019

Implantação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio/Emergência

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento 

EM EXECUÇÃO

Proj 102019

Residência em TIC

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

Proj 112019

Ampliação do Documento Nacional de Identificação (DNI)

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto

SOBRESTADO PELO TSE

Proj 122019

Construção de passarela elevada entre o Fórum Eleitoral da capital e a sede do TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto 

CANCELADO 

AIE 012019

Retomada no TRE em Movimento

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

CONCLUÍDO

AIE 022019

Regularização do terreno para o novo fórum eleitoral de Mossoró

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

CONCLUÍDO

AIE 032019

Transmissão das sessões plenárias ao vivo no Youtube

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

AIE 042019

Revisão da estrutura de governança do TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

AIE 052019

Implantação a Rede de Cooperação Técnica do Poder Judiciário do RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

CONCLUÍDO

AIE 062019

Implantação de sistema para medição e controle das estatísticas judiciais do PJe

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

AIE 072019

Implantação de sistema de sustentações orais por videoconferência

Cronograma geral (Formato PDF) 

CONCLUÍDO

AIE 082019

Implementação de medidas de redução de consumo (água, papel e copos descartáveis)

Cronograma geral -Copos descartáveis (Formato PDF) - Status atualizado em 07/02/2020
Cronograma geral -Água (Formato PDF) - Status atualizado em 02/07/2020
Cronograma geral -Papel e impressões (Formato PDF) - Status atualizado em 02/07/2020 

CONCLUÍDA

 

 

 

 

 

A gestão de projetos foi implantada no TRE/RN em 2010, com isso dando cumprimento antecipado à Meta Nacional nº 1/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que então determinava a criação de unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica.

Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral aplicou pesquisa (Formato PDF) para avaliar o nível de maturidade dos TREs em gestão de projetos, conferindo ao TRE/RN nível 2 em maturidade (Formato PDF), certificação que se mantém até o momento.

A gestão de projetos no âmbito do TRE/RN segue metodologia específica, baseada nas técnicas de gerenciamento do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), e consiste essencialmente em um conjunto de técnicas, regras e métodos orientados para mostrar o que deve ser feito em um projeto.

A primeira versão dessa metodologia foi aprovada em 2010, e aplicada no desenvolvimento de alguns projetos institucionais. Posteriormente, foram identificadas necessidades de ajustes, no intuito de simplificá-la e sedimentar efetivamente a cultura de projetos no Tribunal, de modo a contribuir para padronizar procedimentos, reduzir custos e riscos operacionais, evitar retrabalho, dotar o gestor de maiores subsídios para tomada de decisões estratégicas e compartilhar lições aprendidas para futuros projetos.

A versão atual adicionou novos elementos – fluxos de processo – para facilitar a compreensão da metodologia pelos gerentes de projeto. Com a representação gráfica do processo de trabalho se pretendeu agregar melhorias, que possibilitassem uma maior percepção do detalhamento das fases do projeto para todos os envolvidos, auxiliando na definição das responsabilidades e das entregas e no manuseio da documentação do projeto.

O processo de gerenciamento compreende cinco fases (ciclo de vida do projeto), sistematizadas e sequenciais, cada uma documentada através de formulários específicos. 

Fase 1 - INICIAÇÃO                                                                                                                      

É a primeira fase do projeto, que compreende:

a) Definição do escopo inicial;
b) Comprometimento dos recursos financeiros iniciais;
c) Identificação das partes interessadas internas e externas que vão interagir e influenciar no resultado geral do projeto;
d) Indicação do gerente e da equipe do projeto. 

Termo de Abertura do Projeto (TAP) - Inicia um projeto e onde estão relacionados os requisitos iniciais para atender as necessidades ou expectativas das partes interessadas.

Acesse o formulário TAP(documento editável)

Acesse o fluxograma do processo Iniciação.  

Fase 2 - PLANEJAMENTO                       

É a segunda fase do projeto e consiste em definir os objetivos a serem realizados para o alcance total do escopo e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. 

Plano do Projeto (PP) - Detalha as ações e condições necessárias para realizar o projeto.

Acesse o formulário PP(documento editável)

Acesse o fluxograma do processo Planejamento.

Fase 3 - EXECUÇÃO                              

Consiste nos procedimentos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de forma a cumprir as especificações do projeto. Envolve ainda:

a) Coordenar pessoas e recursos;
b) Integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento.

Acesse o fluxograma do processo Execução.

Fase 4 - CONTROLE                             
Consiste em acompanhar, avaliar e regular o progresso do projeto para atender aos objetivos definidos no plano de gerenciamento. 

Solicitação de Mudança do Projeto (SMP) - Solicita uma ou mais alterações de impacto no projeto.

Acesse o formulário SMP(documento editável)

Acesso fluxograma do processo Controle.

Fase 5 - ENCERRAMENTO                     
Finaliza todas as atividades do projeto, para encerrá-lo formalmente.

Termo de Encerramento do Projeto (TEP) - Formaliza o término do projeto, por cancelamento ou conclusão.
Relatório de Avaliação do Projeto (RAP) - Avalia o desempenho do projeto e registra as lições aprendidas.

Acesse os formulários TEP e RAP(documentos editáveis)

Acesse o fluxograma do processo Encerramento


A construção do portifólio de projetos estratégicos anual segue o fluxograma abaixo, que detalha o processo compreendido entre a elaboração dos planos de ação das unidades e a divulgação do rol de projetos a serem executados com base na metodologia institucional.

Os projetos são classificados como estratégicos, conforme critérios de priorização definidos na metodologia respectiva, a partir da avaliação dos seguintes aspectos:

·         Potencial estratégico
·         Vinculação com o processo eleitoral
·         Determinação legal
·         Complexidade
·         Abrangência de resultados
·         Situação orçamentária
·         Impacto por não fazer
·         Custo envolvido
·         Compromisso institucional 

 

 


Vinculado à Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica/PRES desde a sua criação pela Portaria nº 813/2010-GP, posteriormente revogada pela de nº 142/2017-GP, o Escritório de Projetos e Apoio à Governança é responsável pelos seguintes processos de trabalho: 

1) Identificação e desenvolvimento de metodologia de projetos

Atualização permanente sobre as melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos, visando desenvolver metodologia institucional compatível com as características do órgão, adequando-a, quando necessário, para atender às especificidades dos projetos estratégicos a serem monitorados pela unidade.

Atividades realizadas
- Revisar continuadamente a metodologia em gerenciamento de projetos;
- Promover a melhoria contínua do processo de gerenciamento de projetos;
- Propor a atualização e regulamentação de normas relativas à gestão de projetos. 

2) Monitoramento da conformidade dos modelos-padrão de gerenciamento de projetos

Controle da padronização metodológica dos projetos estratégicos, orientando acerca da necessidade de adequações, se for o caso, com vistas a manter a consistência com os objetivos institucionais. 

Atividades realizadas
- Avaliar a conformidade da documentação dos projetos à metodologia ao ser submetida à análise da unidade;
- Recomendar e direcionar a adequação dos modelos-padrão nos casos de desconformidade;
- Orientar sobre o uso das ferramentas e operacionalização dos sistemas corporativos e softwares adotados para documentar os projetos;
- Prestar assessoramento técnico em gestão de projetos. 

3) Gerenciamento do portfólio de projetos estratégicos

Fiscalização do andamento da carteira de projetos, avaliando o seu desempenho, de modo a assegurar a entrega conforme o planejado, sinalizando, quando for necessário, a adoção de medidas corretivas para esse fim, bem como identificando os projetos que não vão conseguir entregar o que foi planejado, passíveis de revisão ou, eventualmente, de cancelamento.  

Atividades realizadas
- Registrar os projetos estratégicos em sistema próprio de gerenciamento;
- Acompanhar a execução dos projetos, identificando aqueles que não vão conseguir entregar o que foi planejado e sinalizando a necessidade de adoção de medidas corretivas ou cancelamento;
- Organizar e manter repositório de lições aprendidas e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. 

4) Fomento à cultua de gerenciamento de projetos

Promoção de ações voltadas ao desenvolvimento da cultura de gerenciamento de projetos e à qualificação do corpo funcional no tema, visando aumentar o nível de maturidade da instituição em gestão de projetos. 

Atividades realizadas
- Orientar as unidades quanto às boas práticas em gerenciamento de projetos;
- Promover capacitação interna em gerenciamento de projetos;
- Estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas à gestão estratégica.

 

Estrutura funcional do Escritório de Projetos e Apoio à Governança/AGE/PRES

Responsável: Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda (Assistente VI)
Substitutos: Iaperi Gabor Damasceno Árbocz (1º) e Lanna Patrícia da Silva (2º)
Email: escritoriodeprojetos@tre-rn.jus.br
VoIP: (84) 3654-5123

 

Atas de reunião do ECP
Ata nº 01/2019 (Formato PDF)