Eleições do Parlamento Jovem em João Câmara ocorrerão amanhã (22)

22 alunos se candidataram a 13 vagas no Projeto. O resultado será divulgado no mesmo dia

22 alunos se candidataram a 13 vagas no Projeto. O resultado será divulgado no mesmo dia

As eleições para escolha dos estudantes que participarão da 3ª edição do Parlamento Jovem de João Câmara ocorrerão nesta quarta, dia 22 de maio, das 7h às 20h30, em 7 escolas da cidade, sendo 1 escola privada e 6 escolas públicas. 22 alunos estarão representando suas respectivas escolas e 13 serão eleitos para vagas no Legislativo Municipal como jovens parlamentares. 

O projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela Câmara Municipal de João Câmara com apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e do cartório do município, possibilitando que estudantes de escolas públicas e privadas conheçam de perto o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. 

Como ocorre o processo de eleições

Após as palestras de orientação e sensibilização nas escolas, os alunos se candidatam para participarem do processo eleitoral e tem um tempo para executarem suas campanhas de acordo com o partido que escolheram representar, que pode ser o da saúde, educação, esportes, cultura, segurança pública, direitos humanos e participação feminina.

Nesta terceira edição, os 22 candidatos - 15 meninas e 7 meninos - escolheram os seguintes partidos:

PARTIDO

REPRESENTANTES

Partido da Cultura:

Maria Clara, Maria Yasmin e Richarllyson Gabriel;

Partido dos Direitos Humanos:

Ester Pyetra, Gabriel Silva e Natalia Rihana;

Partido da Educação: 

Amanda Mirian, Carlos Daniel, Elionara Silva, Maria Eduarda¹, Maria Eduarda² e Mirelly Gama;

Partido dos Esportes:

Francisco Emanoel e Maria Cecília;

Partido da Saúde:

Ana Carolina, Ana Letícia, Denis Milton, Hudson Mikael, Júlia Beatriz, Marcos Vinicíus, Maria Yasmim e Midiã Inácio.

As eleições são realizadas com a utilização de urnas eletrônicas. A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TRE/RN) prepara as mídias que vão para os equipamentos, com os nomes e números dos candidatos, e organiza as eleições. “Essa é uma oportunidade única para esses jovens terem seu primeiro contato com a urna eletrônica e entenderem como funciona o processo democrático. Projetos como esse, exercem papel pedagógico e cidadão”, declarou o chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida, responsável pelas eleições do Parlamento Jovem em João Câmara.

Escolas participantes

Os alunos representam 7 escolas, sendo 1 privada e 6 públicas (3 da rede estadual e 3 da rede municipal): 

Escola Privada:

Escola Fonte do Saber

Escolas Públicas (Rede Estadual):

Escola Estadual Antônio Gomes, Escola Estadual Capitão José da Penha e Escola Estadual Indígena Francisco da Silva;

Escolas Públicas (Rede Municipal):

Escola Municipal Amarelão, Escola Municipal Cícero Varela e Escola Municipal Professora Ivanize Lacerda.

Ao final das eleições, a apuração dos votos ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores e contará com a presença de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), servidores da Câmara, alunos, pais, gestores das escolas e coordenadores do projeto. Embora sejam considerados eleitos a partir da apuração, a cerimônia de diplomação e posse só ocorrerá na 1º quinzena do mês de Junho. 

A frente desse trabalho realizado pela Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana (EJE/TRE-RN), estão a diretora da Escola, juíza Ticiana Nobre; o chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida; e a representante do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS), Andressa Castro. Além disso, há a colaboração dos juízes e chefes de cartório dos municípios que implantaram o projeto.

Projeto Premiado

O Projeto Parlamento Jovem recentemente ganhou destaque nacional com a realização do   I Prêmio de Inovação Eleitoral. A premiação foi entregue em Brasília, na última quinta (16), ao desembargador Cornélio Alves, presidente do TRE-RN, e a João Milton, chefe de cartório que inscreveu o projeto. Na ocasião, o presidente destacou a importância da iniciativa, que tem o objetivo de incluir os jovens na vida política e fazê-los compreender a importância de temas como democracia e participação feminina nas eleições. O Parlamento Jovem de João Câmara ganhou o 3º lugar na categoria Desenvolvimento Democrático, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 




ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido