TRE-RN faz doação de mais de 70 livros a projeto social
Livros arrecadados entre servidores foram destinados à Fundação Fé e Alegria, que atende 240 crianças e adolescentes da zona norte de Natal

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou na tarde desta terça-feira(14), a entrega de mais de 70 livros de literatura infantojuvenil para a Fundação Fé e Alegria, que fica localizada na Rua Tijuana, 472, Lot. Boa Esperança, Bairro Lagoa Azul, zona norte de Natal. A equipe de servidores que fez a entrega do material arrecadado foi recebida por Marciele Oliveira, bibliotecária da Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, que apresentou as instalações e o funcionamento do projeto.
A Fundação fica localizada em bairro periférico e tem poucos projetos que visam acolhimento, alfabetização e estímulo à leitura para toda a comunidade. E visto atender crianças e adolescentes em processo de formação educacional básica, ter livros e espaço para estudo, se tornam fundamentais.
A ação de arrecadação foi uma iniciativa da Biblioteca Desembargador Ítalo Pinheiro, com apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e do Núcleo do Centro de Memória (NCEM), e foi lançada durante um dos encontros do Clube de Leitura, tendo como referência a comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil (2/4) e Dia Nacional do Livro Infantil (18/4).
Após a arrecadação, fornecida pelos servidores deste Tribunal, a CQVT e o Clube de Leitura optaram pela doação à Fundação Fé e Alegria, entre três instituições selecionadas. Ela foi escolhida, entre outros motivos, pelo diferencial da biblioteca ser aberta à comunidade.
Sobre a fundação
A Fundação Fé e Alegria surgiu com a instalação de uma biblioteca, mediante os projetos sociais do grupo religioso Companhia de Jesus. Com o passar dos anos e investimentos realizados nas áreas social e educacional, a biblioteca ampliou seu espaço para a inserção do Centro de Convivência, que é como a instituição funciona atualmente. O Centro de Convivência atua como uma extensão de atividades culturais e de educação, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e 11 meses, no contraturno do período escolar. Ou seja, as crianças vão para a aula em um turno e participam das oficinas e atividades na Fundação no outro horário. No total, 240 crianças são atendidas atualmente, além de suas famílias.
Na instituição, os jovens aprendem sobre direitos e deveres, participam de oficinas de música e sopro, de atividades lúdicas, e tem momentos de leitura e atividades com aparelhos tecnológicos. A bibliotecária, Marciele Oliveira, que atua na Biblioteca Comunitária Fé , Alegria e Esperança, explicou como funciona o serviço de atendimento ao público na biblioteca. “A biblioteca comunitária atende a toda a comunidade. Para ter acesso basta comparecer com comprovante de residência e documento oficial com foto. A partir disso, será feito um cadastro e o leitor terá acesso liberado por meio da biometria. São disponibilizados 2 livros por cada vez que o leitor comparecer à biblioteca, sendo necessário fazer a devolução a cada 15 dias”, comentou Marciele.
Ações como essa despertam o encantamento e prazer em ajudar ao próximo, como relatou a servidora Rejane Medeiros, que também faz parte da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho. “Foi um momento muito feliz e gratificante, porque a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do TRE valoriza muito essa integração entre os servidores e a comunidade. Ver o resultado da campanha de arrecadação de livros e ver os adolescentes tendo acesso a esses livros, é de valor incalculável”, comentou Rejane sobre a emoção de contribuir com a alfabetização e o hábito da leitura na vida de crianças e adolescentes carentes.

