TRE-RN adere à campanha Sinal Universal de Engasgo
Em parceria com a COOPANEST, Tribunal capacitará 40 servidores durante o curso “Salve uma Vida”

Na manhã desta terça-feira (22), foi assinado no Auditório do SESC Rio Branco, o Termo de lançamento e apoio institucional da campanha “Sinal Universal de Engasgo”. A campanha é uma iniciativa da COOPANEST-RN, Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte, com o propósito de capacitar e conscientizar a população sobre a importância da identificação rápida e correta de situações de emergência envolvendo engasgo, visando salvar vidas e promover o bem-estar social.
A campanha tem como foco educar a sociedade sobre o Sinal Universal de Engasgo e a realização de manobras de desobstrução de vias aéreas, capacitando pessoas em geral para agir de maneira eficiente em situações de emergência. Através da parceria com a COOPANEST-RN, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) irá ofertar no dia 31/10, a partir das 14h, o “Curso Salve uma Vida”, para treinar um grupo de 40 servidores a fazer manobras de desengasgo em adultos e crianças.
“Quando uma pessoa está engasgada, em menos de um minuto ela pode desmaiar. Para a criança, o engasgo é ainda pior porque ela aguenta um tempo menor de apneia. São 2 a 3 mil pessoas morrendo todos os anos no Brasil por causa de engasgos. Por isso nós estamos apresentando essa campanha, como uma forma de contribuição para a sociedade, para quem sabe, chegarmos a mais escolas e mais lugares ensinando a salvar vidas”, declarou o presidente da Cooperativa de Anestesiologia do RN, Dr. Vinícius Luz.
A secretária de Gestão de Pessoas do TRE-RN, Cláudia Marinho, assinou o termo de cooperação junto com representantes de outras instituições, como Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Câmara Municipal de Natal, FECOMERCIO, SESC, INTER TV, Ministério Público do RN, Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e outras entidades.
Curso “Salve uma vida”
O curso é promovido por médicos associados à COOPANEST, certificado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), e pode ser oferecido para pequenos grupos, incluindo professores e alunos, membros de sindicatos, empresas e outras instituições.
O diretor técnico da COOPANEST, Dr. Rogério Nei, demonstrou de forma prática utilizando manequins, como proceder no desengasgo de bebês e adultos. “Para ajudar um adulto, é preciso levar em conta o peso corporal dele com a possibilidade de um desmaio, então saber se posicionar em pé, apoiando o peso do outro, é essencial”, ressaltou o médico.
A capacitação faz parte das ações de responsabilidade social da SBA e objetiva capacitar a população em geral (não médicos) para reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de uma parada cardiorrespiratória, ou seja, o treinamento em Suporte Básico de Vida.
Competências ensinadas durante o curso
- Fazer o diagnóstico de parada respiratória e parada cardíaca.
- Saber proceder para ativar o sistema de saúde.
- Aprender como fazer reanimação cardiorrespiratória(RCP) de qualidade.
- Reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória.
“Não precisa ser médico para salvar vidas. Durante o curso as pessoas percebem que são simples os movimentos que podem salvar a pessoa desse desfecho fatal”, destacou Dra. Emiliana Gomes, presidente da Sociedade de Anestesiologia do RN.

